Google search engine
sexta-feira-18-abril-2025
Google search engine
InícioAgronegócioGoiás deve colher safra recorde em 2025

Goiás deve colher safra recorde em 2025

Produção de feijão está entre os destaques, com alta estimada de até 21,9% na primeira safra, impulsionada por ganhos em área e produtividade (Fotos: Wenderson Araújo)

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em Goiás deve atingir 38,4 milhões de toneladas na safra de 2025, segundo estimativa divulgada nesta quarta-feira (10/04) no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume representa um crescimento de 19% em relação ao registrado em 2024, quando foi produzido pelo estado 32,3 milhões de toneladas, e gera uma perspectiva de maior produção já observada na série histórica da pesquisa.

O resultado positivo é impulsionado por dois fatores principais: o aumento da área plantada e a melhora no rendimento médio das lavouras.

A área colhida passou de 7,8 milhões de hectares em 2024, para 8,1 milhões de hectares em 2025, avanço de 3,7%. Já a produtividade média das principais culturas também apresenta tendência de alta, consolidando a perspectiva de uma safra robusta.

Entre os destaques da estimativa estão os aumentos na produção de feijão primeira e terceira safras (21,9% e 8,3%, respectivamente), milho primeira e segunda safras (14,2% e 25,1%), soja (17,3%) e trigo (8,6%).

Investimentos em tecnologia, gestão e infraestrutura

Já o trigo teve recuo nas áreas plantadas, mas com investimento em tecnologias e manejos eficientes dos agricultores goianos, o levantamento mostra uma estimativa de aumento no rendimento médio do cereal de 25%. Além disso, todos os grãos mencionados apresentam expectativa de rendimento superior ao registrado na safra anterior.

“É uma estimativa bastante positiva para Goiás, que confirma o bom desempenho do agro goiano e os resultados dos investimentos em tecnologia, gestão e infraestrutura no campo. Seguimos fortalecendo nossa produção com sustentabilidade e inovação”, avalia o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-GO), Pedro Leonardo Rezende.

Para o secretário, o avanço nas estimativas consolida a vocação agrícola do estado e sua crescente participação no cenário nacional.

“Goiás vem se destacando ano após ano no ranking de produção de grãos do país. Esse crescimento expressivo mostra a confiança do produtor, a força do nosso agro e o impacto direto na geração de renda e empregos em todo o estado”, conclui.

Saiba mais

Produção goiana de grãos deve avançar 14,2% na safra 2024/2025

Milho, trigo e feijão impulsionam bom resultado da safra goiana

Caiado abre caminho para exportação de feijão biofortificado para a Índia

Fonte: Editado por Hosana Alves via Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás
11 de abril, 2025 às 08:09:56
Agronegócio

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments