130 alunos do Basileu França participam do maior festival de dança do Brasil (Foto: Divulgação)
Mais de 130 alunos de dança da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França participam, de 16 a 20 de julho e de 22 a 27 de julho, da Mostra Comeptitiva do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, considerada a maior competição da área no Brasil.
Os corpos de Baile Infantil, Balé Júnior, Juvenil e a Cia Jovem integram o grupo da escola estadual na tradicional Mostra Competitiva.
O festival é conhecido por sua Mostra Competitiva, que se estende por nove noites de intensas apresentações. Os participantes concorrem em duas categorias, Júnior e Sênior, com subdivisões de gênero e subgênero que incluem Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Populares Brasileiras e Internacionais, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado.
A competição acolhe solos, variações, duos, Grand Pas-de-Deux, Pas-de-Deux e conjuntos, oferecendo um palco diversificado e competitivo para os jovens talentos.
BASILEU FRANÇA
Os alunos da EFG Basileu França chegam à competição para defender os títulos de várias premiações. Em 2023, a escola técnica profissionalizante de artes do governo de Goiás venceu 12 prêmios no festival, sendo sete premiações de primeiro lugar, duas de segundo, uma de terceiro e uma na categoria prêmio especial, além do principal prêmio do evento, o de Melhor Grupo.
Ao todo, os alunos já somam 21 prêmios nas principais competições de dança do mundo no último ano e meio.
A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma unidade de ensino profissionalizante do governo de Goiás, ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021 é gerida, por meio de convênio, pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (Cett/UFG).
FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
Com mais de três décadas de história, a competição de Dança de Joinville se consolidou como um destino obrigatório para os apaixonados pela dança. A cidade se transforma em um grande palco, acolhendo participantes de todo o país e do exterior, que não só competem na Mostra Competitiva, mas também se apresentam no Meia Ponta e nos Palcos Abertos espalhados por Joinville.
“Essa experiência contribui significativamente para o crescimento pessoal e profissional dos jovens bailarinos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. Isso faz toda a diferença na formação que oferecemos aos nossos alunos, tanto que a escola é referência internacional na área”, diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
Fonte: Editado por Juliana Carnevalli via Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás
13 de julho, 2024 às 07:47:00
Cultura