Google search engine
quinta-feira-14-novembro-2024
Google search engine
InícioGastronomiaOVG leva Mix do Bem especial à Festa do Pequi

OVG leva Mix do Bem especial à Festa do Pequi

OVG apresenta Mix do Bem a produtores e permissionários da Ceasa durante a terceira Festa do Pequi (Foto: Marianna Moreira)

Durante a tradicional Festa do Pequi das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), que chega à terceira edição em 2023, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) apresentou uma receita especial do Mix do Bem, produzido com pequi.

O alimento, que é desenvolvido pelo Governo do Estado no Banco de Alimentos da OVG, é distribuído a famílias em vulnerabilidade por meio do Goiás Social. Produzido a partir das doações dos produtores e permissionários da Ceasa, que repassam alimentos in natura à OVG, o Mix foi servido no evento, nesta quinta-feira (19/10), para apresentar o produto final das doações aos parceiros sociais da iniciativa.

MIX DO BEM

Lançado em outubro de 2021, o Programa NutreBem, responsável pelo processamento do Mix do Bem – que leva arroz, proteína de soja, alho, cebola, cenoura e tomate desidratados – já distribuiu 460 mil pacotes do alimento, o que representa 4,6 milhões de refeições na mesa de quem mais precisa.

“Eu não me canso de dizer que esses dados não são apenas números, são pessoas, famílias inteiras que encontraram no Goiás Social o amparo e a dignidade que tanto precisam e merecem. Quem tem fome, tem pressa. Por isso nosso trabalho é incansável na busca de parcerias para que esse trabalho seja cada vez mais ampliado”, comentou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Segundo ela, levar o Mix do Bem com uma receita especial à Festa do Pequi é um reconhecimento aos produtores e permissionários que tanto contribuem com o trabalho do Banco de Alimentos da OVG.

“Todos esses parceiros sociais a quem faço questão de agradecer e de apresentar esse alimento maravilhoso têm um papel fundamental no sucesso do nosso trabalho. É graças ao compromisso e às doações de cada um deles que podemos distribuir tantos alimentos às famílias que mais precisam.”

Para Rosângela de Oliveira Souza, que atua na Ceasa há 20 anos, experimentar o Mix do Bem foi uma grata surpresa.

“É surpreendente ver que as doações que fazemos se transformam num alimento tão saboroso e nutritivo como esse. Confesso que não imaginei que era tão gostoso, ainda mais com pequi, que nós goianos tanto gostamos. Se eu já doava com satisfação, agora conhecendo no que as doações se transformam, espero doar ainda mais”, disse.

BANCO DE ALIMENTOS

O Banco de Alimentos da OVG funciona em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) e já distribui, desde 2019, seis mil toneladas de frutas, verduras e legumes in natura a famílias vulneráveis e a entidades sociais, além de quase 60 mil pacotes de frutas desidratadas. Mais de 56 mil pessoas foram beneficiadas pela iniciativa.

Para receber as doações, famílias em vulnerabilidade e representantes de instituições sociais podem se dirigir diretamente à unidade, que fica nos fundos da Ceasa, no Jardim Guanabara, em Goiânia, com documentação pessoal. A lista de documentos pode ser acessada no site da OVG (ovg.org.br).

Fonte: Editado por Kattia Barreto via Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás
19 de outubro, 2023 às 17:03:00
NotíciasSocial

3ª Festa do Pequi da Ceasa Goiás será nesta quinta

Festa do Pequi está marcada para começar às 8 horas, e a programação segue até às 13 horas, com show da dupla Nerildo e Nerivan (Foto: Reprodução)

A Ceasa Goiás (Centrais de Abastecimento de Goiás) realiza, no dia 19 de outubro, a terceira edição da Festa do Pequi. As duas primeiras foram realizadas em novembro de 2021 e 2022. A antecipação do evento neste ano teve como objetivo aproximar a festa de 23 de outubro, Dia Estadual do Pequi, instituído pela Lei 22.229.

A festa acontece em tendas montadas ao lado do mercado do Produtor da Ceasa/GO, mais conhecido como Pedra 1, com intuito de celebrar o fato do entreposto de Goiânia ser o que mais recebe e vende pequi no Brasil.

A  celebração está marcada para começar às 8 horas, e a programação segue até às 13 horas, com show da dupla Nerildo e Nerivan.

A programação do evento prevê, ainda, a partir das 8h30, o começo da visita da Folia de Reis da cidade de Jesúpolis aos vários galpões do mercado. E, no palco, a Orquestra de Violeiros de Goiás abre a manhã de atrações.

Estão previstas, ainda, apresentação da Associação dos Catireiros, Foliões e Violeiros de Aparecida de Goiânia; do cantor Sérgio Bell; e o encerramento com a dupla sertaneja Nerildo e Nerivan.

O presidente da Ceasa/GO, Manoel Castro de Arantes, afirma que já chegou ao novo cargo ciente da importância do evento. “Ainda mais este ano que celebramos o Dia Estadual do Pequi!”, reforça.

O gestor comenta ainda o fato de a empresa de abastecimento ter sido a primeira com a iniciativa de festejar o fruto do cerrado, “o que torna a Festa do Pequi da Ceasa/GO ainda mais relevante”, analisa ele.

PEQUI NA CEASA/GO

Na Ceasa/GO, o pequi é vendido no GNPC-2, a Pedra 2, e chega ao entreposto em caminhões vindos das zonas extratoras. A presença do fruto é tão marcante que, no tempo do pequi, o quantitativo do lixo produzido na Ceasa praticamente dobra, devido às cascas do fruto.

Vale lembrar que a quantidade de pequi vendido nas Centrais é bem maior que o que se extrai no estado. No entreposto, o fruto começa a chegar em setembro, com a remessa do Tocantins, que representa cerca de 30% de tudo que entra do produto na central goiana.

De setembro até meados de outubro, as vendas são mantidas com o pequi tocantinense. Nesse período, dá entrada na companhia as primeiras cargas da produção goiana, vinda do Norte, de cidades como Porangatu, Crixás e Santa Tereza.

Com menos expressividade, o pequi matogrossense pode ser encontrado no mercado em meados do mês de novembro. Já o fruto mineiro chega em maior volume e pode ser encontrado na Ceasa em dezembro e mantém a demanda até janeiro.

SERVIÇO

III Festa do Pequi da Ceasa/GO
Local: Ceasa/GO (BR-153, Km 5,5, Jardim Guanabara)
Data: 19/10/2023
Horário: 9h (abertura oficial)
Duração do evento: das 8 às 13h

Fonte: Editado por Juliana Carnevalli via Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa) – Governo de Goiás
18 de outubro, 2023 às 15:30:00
Notícias

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments