Peça homenageia a icônica Dercy Gonçalves, ressaltando sua importância no teatro brasileiro e sua luta pela liberdade feminina (Foto: Heloísa Bortz)
O Teatro Goiânia recebe, de sexta a domingo (27 a 29/09), o monólogo Nasci pra ser Dercy, estrelado por Grace Gianoukas, premiada com os prêmios APCA e SHELL em 2024, e dirigido por Kiko Rieser, ganhador do Prêmio Bibi Ferreira em 2023.
A turnê nacional da peça, iniciada em maio, vem conquistando aplausos a cada apresentação. Em Goiânia, as apresentações, na sexta e no sábado (27 e 28/09), serão às 20h30. No domingo, o espetáculo começa às 18h30.
Os ingressos variam de R$ 30 a R$ 130, e podem ser adquiridos pelo site sympla.com.br.
Dercy Gonçalves
A peça homenageia a icônica Dercy Gonçalves, ressaltando sua importância no teatro brasileiro e sua luta pela liberdade feminina, além de destacar sua singularidade. Com a voz off de Miguel Falabella, o espetáculo apresenta um texto fruto de pesquisa aprofundada que combina apelo popular e revela a complexidade de Dercy como mulher à frente de seu tempo.
Desbocada, mas muito recatada em sua vida íntima, Dercy contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir.
A montagem começa com Vera, uma atriz que entra em um estúdio para fazer o teste para o papel de Dercy em um filme. Ao interpretar suas falas, Vera se revolta contra um roteiro repleto de estereótipos. Influenciada pela paixão de sua mãe por Dercy, ela transforma-se na artista, revelando a verdadeira mulher à frente de seu tempo.
Serviço
Monólogo: Nasci pra ser Dercy
Data: Sexta e sábado (27 e 28/09), às 20h30, e domingo (20/09), às 18h30
Local: Teatro Goiânia
Ingressos: sympla.com.br
Editado por Juliana Carnevalli via Secretaria da Cultura – Governo de Goiás