A situação dos clubes goianos no Campeonato Brasileiro – tanto da Série A, como da Série B – não tem sido das melhores no ano de 2022. O desempenho do Goiás é o que menos decepciona, posicionado na zona de classificação para a Sul-Americana, mas ainda não garante tranquilidade nas rodadas restantes para o fim do torneio. Atlético e Vila Nova, por outro lado, brigam firme para tentar escapar das zonas de rebaixamento.
A nove rodadas do final do Campeonato Brasileiro da Série B, cada jogo será uma decisão para o Tigrão. Se quiser permanecer na segunda divisão, os jogadores não poderão pensar diferente. O atacante Dentinho, recém-contratado pelo Colorado, vem ganhando espaço no time titular e marcou seu primeiro gol contra o Guarani, na terça-feira, 9, com um belo chute de fora da área.
Dentinho acende esperança de boas atuações do time, na intenção de garantir a permanência na segunda divisão do futebol nacional. À imprensa, o atacante já destacou a importância de chutar de longa distância, afirmando que treina muito esse tipo de lance pois são os chutes longos que geram mais oportunidades de gols. Dentinho aposta numa máxima óbvia do futebol para livrar o Vila do futuro na Série C: só faz gol quem chuta para o gol.
Já na Série A, a situação está complicada para o Dragão. Eliminado da Copa do Brasil nas quartas de final pelo Corinthians e da Copa Sul-Americana, já nas semifinais, pelo São Paulo, o Atlético precisa juntar os cacos e correr atrás dos prejuízos em relação ao Campeonato Brasileiro. No entanto, essa não será uma missão muito fácil para o time campineiro. Assim como o Vila Nova, o Atlético também está em uma corrida desesperada para fugir do rebaixamento.
No último domingo, 11, o Dragão foi até a Capital do Paraná duelar contra o Coritiba em mais um confronto direto, com o intuito de se distanciar da zona maldita. O time paranaense é o primeiro fora da zona e o Atlético, derrotado por 2×0, continua com a vice lanterna da competição, com os mesmos 22 pontos e cinco rodadas sem vencer.
O atual treinador Eduardo Baptista que, chegou com duas missões: de ser campeão da Copa Sul-americana e permanecer na série A, agora, só lhe resta uma missão que é, a permanência do clube na elite do futebol nacional. Entretanto, já se ouve nos bastidores do Dragão que, o treinador não suporta no mínimo mais dois jogos sem vencer e a probabilidade de o comandante ser demitido é muito alta.
Próxima decisão para o Atlético acontecerá na segunda-feira, 19, às 20h, no Antônio Accioly em Goiânia, e será simplesmente contra o segundo colocado da competição, o Internacional de Porto Alegre.
Respiro
A situação do Goiás é de muito mais tranquilidade na competição. O clube enfrentou o todo poderoso Flamengo na noite do último domingo, 11, e não decepcionou. Jogando em casa, com um calor de mais de 30 ºC, o Verdão não se intimidou, jogou de forma inteligente, foi para cima do Mengão nos momentos certos e coroado com o primeiro gol da partida aos 34 minutos do segundo tempo. Porém, sofreu o gol de empate cinco minutos depois, em lance que precisou da interferência do VAR e, claro, gerou muitas reclamações dos esmeraldinos.
O destaque e artilheiro da competição Pedro Raúl – com 14 gols –, passou em branco nesse jogo, mas foi importantíssimo para o esquema tático montado pelo treinador. O artilheiro do verde, tem entrado na mira de grandes clubes brasileiros, entre eles o próprio Flamengo.
Com o resultado, o Goiás continua no meio da tabela e na zona de classificação para a Sul-Americana, ocupando o nono lugar com 36 pontos. Porém, ainda não é uma posição que lhe permite conforto dentro da competição, já que a diferença em relação ao primeiro da zona de rebaixamento é de apenas 10 pontos, ou seja, três derrotas e um empate.
Antes da partida contra o Flamengo, o Goiás prestou várias homenagens àquele que foi seu maior nome dentro do clube: o ex-presidente Hailé Pinheiro, falecido na última quarta-feira, 7.
O Goiás entrará em campo novamente somente no domingo, 18, pela 27ª rodada, contra o Bragantino, às 11h, em Bragança Paulista.
FONTE: JORNAL OPÇÃO