Misturando teatro, dança e música, a obra incorpora elementos da religiosidade e das tradições goianas, celebrando as raízes culturais de Goiás (Foto: Secti)
O Corpo Cênico da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França marca presença no 14º Festival Popular de Teatro de Fortaleza, neste sábado (14/12). O grupo, formado por 13 alunos e três professores, apresenta o espetáculo O Testamento de Afonso Quirino, às 18 horas, na Praça do Bairro Dias Macêdo, na capital cearense.
Gratuito e aberto ao público, o festival reúne companhias teatrais de todo o Brasil, destacando a arte como ferramenta de transformação social e cultural.
Criado em 2010, o núcleo de pesquisa teatral do Corpo Cênico é formado por 15 artistas-pesquisadores e professores-artistas da Basileu França. O grupo trabalha em conjunto para explorar linguagens cênicas inovadoras e fortalecer a produção artística goiana em eventos de alcance nacional, como o Festival Popular de Teatro de Fortaleza.
“A presença constante de nossos alunos e professores em grandes festivais nacionais, tanto de artes quanto de tecnologia, é reflexo do compromisso que o Governo de Goiás tem com uma formação profissional de qualidade para os goianos. Além de ensino de ponta, também damos a oportunidade para que eles façam esses intercâmbios, o que não apenas permite acesso a novos conhecimentos, como também leva o nome do estado para todo o país”, afirma José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Testamento de Afonso Quirino
O espetáculo acompanha um grupo de artistas mambembes que narra a saga de Marlon Quirino, filho de Afonso, que enfrenta desafios para cumprir uma promessa feita pelo pai no leito de morte. Misturando teatro, dança e música, a obra incorpora elementos da religiosidade e das tradições do Centro-Oeste goiano, celebrando as raízes culturais de Goiás.
A narrativa transita entre as complexidades da vida contemporânea e a valorização das identidades regionais, conectando o público às riquezas do patrimônio cultural brasileiro.
Basileu França
A EFG em Artes Basileu França é uma instituição da rede estadual de ensino técnico ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), mediante convênio.
Saiba mais
Cantata de Natal do Basileu França será nesta sexta
Fonte: Editado por Juliana Carnevalli via Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás
12 de dezembro, 2024 às 17:28:06
Cultura