Google search engine
terça-feira-12-novembro-2024
Google search engine
InícioSaúdeInclusão marca Festival de Esporte Adaptado do Crer

Inclusão marca Festival de Esporte Adaptado do Crer

Durante as competições, os 400 atletas foram premiados com medalha em reconhecimento ao esforço e superação de cada um dos pacientes (Foto: Klysman Prado /Agir)

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade de saúde do Governo de Goiás, realizou, nesta sexta-feira (20/09), a 8° edição do Festival de Esporte Adaptado do Crer (Fead). O festival marca o início das comemorações do aniversário do hospital, que na próxima quarta-feira (25/09) completa 22 anos de fundação.

A iniciativa reuniu 400 atletas, divididos em oito modalidades esportivas: Atletismo, Basquete em cadeira de rodas, Bocha Adaptada, Caminhada aquática, Futsal, Natação, Takkyu Volley e Tênis de mesa. O objetivo do festival é promover a qualidade de vida e a inclusão da pessoa com deficiência.

Esporte Adaptado

A realização do evento esportivo mostra que além da reabilitação, a instituição promove a readaptação do paciente, para que possa voltar à rotina, contribuindo para a superação de desafios, estimulando a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora e a autoestima.

Segundo o diretor-geral do Crer, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles, “o Fead é um projeto com significado nobre, que busca estimular a readaptação e inclusão do paciente à sociedade, onde o sentimento de superação pode ser visto nos competidores, o que os torna verdadeiros vitoriosos não só no esporte, mas principalmente na vida”.

Para a atleta e paciente do Crer, Gabrielly Victoria, a prática de esportes é muito importante por auxiliar no desenvolvimento e independência.

“Eu sou da equipe de basquete em cadeira de rodas e acho incrível essa competitividade. E com o Fead, é perceptível toda a minha evolução através do esporte desde o início das minhas terapias”, salientou.

Durante as competições, os 400 atletas foram premiados com medalha em reconhecimento ao esforço e superação de cada um dos pacientes. Recentemente, uma paciente do Crer representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A paratleta olímpica Adria Jesus participou da disputa de vôlei sentado, mostrando a importância do trabalho realizado na instituição para promover a qualidade de vida e a inclusão social e física das pessoas com deficiência.

Editado por Kattia Barreto via Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments