A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta quinta-feira, 30, sessão solene extraordinária em homenagem ao Grupamento de Ações e Respostas Rápidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (Garra). Na sessão, proposta pelo deputado Bruno Peixoto (UB), cerca de 70 bombeiros receberam o Certificado do Mérito Legislativo por se dedicarem à atividade de resgate e contenção de incêndios, no tempo mais rápido possível para salvar vidas.
Compuseram a mesa dos trabalhos: o deputado Coronel Adailton (Solidariedade), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coronel Washington Luiz Vaz Júnior; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Pablo Lamaro Frazão; o secretário de Assistência da Polícia Militar da Alego, coronel Joneval Gomes de Carvalho Júnior; o coronel veterano do Corpo de Bombeiros, Harrison Pancieri; o criador do serviço de motorresgate, coronel veterano Edmilson Eurípedes Lopes; o comandante do Batalhão de Salvamento e Emergência do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Marcos Vinícius Batista Gonçalves; o secretário de Assistência Bombeiro Militar da Alego, tenente-coronel Neriton Pimenta Rocha; e ainda, o diretor executivo da Presidência da Alego, Rubens Kirsteim.
Ao proferir seu discurso, Coronel Adailton, no exercício da presidência, disse estar feliz em representar o segmento da segurança pública que está sempre imbuído de muita coragem e abnegação para realizar suas funções. “Por isso reconheço a atuação do Grupo Garra, que corre contra o tempo para salvar vidas. Parabenizo a atuação dos senhores e senhoras naquilo que fomos preparados, que é zelar pela vida da população, mesmo que isso coloque nossas próprias vidas em risco. Então, parabéns, e que Deus os proteja, no exercício de suas funções.”
O diretor da Alego, Rubens Kirsteim, agradeceu pelo espaço de fala destacando a grande admiração pelos homenageados, para os quais prestou sua reverência. “Como batedor do Exército Brasileiro, fico muito honrado ao saber que muitos tiveram a oportunidade de fazer o curso dessa instituição, onde recebi muitos títulos. Contem sempre conosco, aqui vocês têm não só diretor, mas um oficial veterano que não está na ativa e sim no meio civil, à disposição de cada um de vocês.”
O autor da propositura e presidente da Alego, Bruno Peixoto interrompeu sua agenda para também prestar sua homenagem ao Garra, do Corpo de Bombeiros Militar. Ao fazer uso da tribuna, ele relembrou o lockdown durante a pandemia de coronavírus, quando encontrava o coronel Washington para caminhadas e falavam de um sonho, em que ele seria presidente da Alego e o coronel Washington, comandante-geral.
Sonho
“Nesse sonho a gente já falava da descentralização das unidades do Corpo de Bombeiros, semelhante ao que já era realidade em países de primeiro mundo. Ainda eram muitos os desafios, mas, graças a Deus, coronel Washington hoje é comandante-geral e eu, hoje, presidente da Alego. E aqui, desde quando assumimos a presidência, cortamos muitas despesas, dentre elas: aluguel das máquinas de café, o aluguel dos veículos, redução de 90% dos papéis”, discursou Bruno Peixoto.
“Como economista de formação, advogado e empresário valorizo cada centavo. Cortamos até os contratos pequenos existentes na Casa. No primeiro dia da reunião como presidente, já cortei até as menores despesas, podendo, posteriormente, destinar 14 milhões de reais para o Corpo de Bombeiros, para que o sonho pudesse ser realizado. O sonho que iniciou numa caminhada na pandemia e hoje já estamos com 21 unidades implantadas em vários municípios do Estado”, destacou o legislador.
O presidente anunciou que os deputados vão votar, na tarde desta quinta-feira, um aditivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para que haja um aumento do efetivo da corporação do Corpo de Bombeiros. “Quero homenagear cada um de vocês que trabalham para salvar vidas, que são abnegados e se empenham nessa missão. Tenham todos o reconhecimento desta Casa”, finalizou o presidente da Alego.
Pronunciamentos
Comandante do Batalhão de Salvamento e Emergência do Corpo de Bombeiros Militar, o tenente-coronel Marcos Vinicius Batista Gonçalves disse ser uma honra estar na Alego prestando homenagem àqueles que socorrem diariamente quem se encontra em situação difícil. Ele discorreu sobre o surgimento do grupo, relembrando o caso da garota que se afogou em casa, tendo os vizinhos acionado os bombeiros, e integrantes da corporação se deslocaram de moto e assim conseguiram prestar os primeiros socorros ainda em tempo de salvar a menina. “Assim nasceu o Garra, percebendo que seria importante manter uma equipe que pudesse se deslocar mais rapidamente para atender casos em que o tempo de resgate faz toda a diferença.”
O militar agradeceu especialmente àqueles que sonharam com essa força operacional que foi reimplantada em 2019, tendo sido formada por um time de excelência que pudesse transitar com motos para ganhar tempo no trânsito de Goiânia. “Esse é o maior guardião do serviço de resgate. Sempre houve uma preocupação com a integridade física dos bombeiros em primeiro lugar, mas que foi oferecida para todos os demais cidadãos. O que vem de Deus ninguém destrói, permanecendo para sempre.”
Coronel Washington Luiz Vaz, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, afirmou que é gratificante perceber em cada olhar dos que atuam na corporação o desejo de fazer mais pela população. “Comandar pessoas motivadas pelo salvamento de vidas é muito gratificante.”
Ele cumprimentou os comandantes de batalhões, veteranos e parceiros da corporação e declarou que a atuação de todos precisa ser conjunta para salvar vidas. Ao Garra, o coronel reiterou seu orgulho e pediu cuidado por parte dos integrantes. “Logo no início do comando, eu tive a oportunidade de dar um giro com os senhores do Garra e é uma emoção, uma adrenalina muito boa, mas vocês também correm riscos. Sabemos que Goiânia é uma cidade de trânsito difícil e por isso é preciso controle emocional dos senhores, de modo a salvar vidas, mas também preservar a vida de vocês.”
Por fim, Vaz agradeceu, ainda, ao presidente Bruno Peixoto. “O que o senhor tem feito pela nossa corporação vai além da capacidade funcional. O que o senhor está fazendo vai se reverter em benefícios para a população. Temos projetos de dobrar o efetivo da corporação em todo o Estado e isso não é fácil, mas com a ajuda desta Casa conseguiremos.
Fonte: ”Agência Assembleia de Notícias