Por iniciativa do deputado Coronel Adailton, o Legislativo realizou, nesta quarta-feira, 22, o Fórum Legislativo de Turismo, que discutiu propostas para descentralizar o turismo no Estado. Entidades foram homenageadas.
Por meio de iniciativa do presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Coronel Adailton (Solidariedade), o Plenário Iris Rezende recebeu diversas autoridades do setor turístico de Goiás. Durante a manhã, foram realizados o Fórum Legislativo de Turismo e a entrega do Passaporte do Turismo Goiano.
Além do deputado, a mesa de trabalhos foi composta pelo: presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Borges Amaral; presidente das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luís da Silva; presidente do Fórum Estadual de Turismo, Bruno Lopes de Queiroz; presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Goiás (Fecomércio-GO) e representante das entidades do turismo goiano, Ricardo Rodrigues; coordenadora de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho; padre Sidney Martins da Silva, do Santuário Basílica Divino Pai Eterno; e pela deputada Dra. Zeli (UB).
O deputado Coronel Adailton destacou os avanços no setor do turismo em Goiás. “A Comissão de Turismo, na última Legislatura, atuou bastante, mas, com o apoio do presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto, os trabalhos se intensificaram. Nosso objetivo é descentralizar o turismo no Estado e fazer com que os goianos e os brasileiros conheçam outros destinos e não apenas Caldas Novas e Pirenópolis. E nós temos conseguido isso juntamente com todos do segmento do turismo. Goiás tem destinos deslumbrantes, e que agora estão sendo desbravados, e com muito trabalho serão cada vez conhecidos”, enfatizou.
Adailton frisou que a Comissão de Turismo já realizou diversas visitas técnicas em municípios. “Nós aprofundamos no sentido de enviar emendas parlamentares, e recursos voltados para a melhoria da infraestrutura em alguns municípios goianos. Apoiamos a pesca esportiva e já estivemos presentes em diversas feiras em Goiás, Brasil e fora do País. Além disso, o colegiado também tem atuado com a aprovação de projetos com reconhecimento de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás dos nossos produtos, história e cultura, além das proposituras que declaram de utilidade pública as instituições do segmento turístico para que recebam recursos”, disse.
Já o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, apresentou os resultados atingidos ao longo do exercício de 2023. Ele destacou as ações estratégicas centradas nos eixos de infraestrutura, governança, pesquisas, qualificação e promoção turística. Amaral apresentou o mapa do turismo em Goiás, que consiste em 95 destinos e 11 regiões turísticas. As regiões são: Águas e Cavernas do Cerrado; dos Negócios e Tradições; Chapada dos Veadeiros; da Estrada de Ferro; Lagos do Paranaíba; Vale da Serra da Mesa; Chapada das Emas; Pegadas no Cerrado; Ouro e Cristais; Águas Quentes e Vale do Araguaia.
“Por meio de emendas parlamentares, principalmente federais, nós investimos aproximadamente dois milhões e meio em ações de infraestrutura em cidades como Caiapônia, Parque Estadual de Terra Ronca, Caminho de Cora Coralina e Trindade”, pontuou.
O presidente apontou que também foram investidos R$ 3.620.191 em vários eventos nas cidades do interior. “Com esse valor, foram realizados circuitos de pesca esportiva em municípios, como Três Ranchos, Abadiânia, Buriti Alegre, São Simão, entre outros, além de circuitos de voo livre em Jandaia e Formosa e diversos eventos”, frisou.
Fabrício disse que o governador Ronaldo Caiado (UB) pediu que a Goiás Turismo voltasse a atenção aos municípios que queriam se tornar e tinham potencial para virar destinos turísticos no Estado. “E esse é um dos marcos dessa gestão, nós ampliamos a quantidade de cidades com potencialidade turística. Para se ter uma ideia, hoje Goiás é referência na modalidade de pesca turística e estamos crescendo em diversos setores do turismo”, afirmou.
Amaral enfatizou que a meta é dobrar o que já foi feito em 2023. “Vamos investir, buscar mais recursos junto ao governo federal e aumentar as potencialidades turísticas do Estado”, finalizou.
Várias autoridades fizeram uso da palavra durante o Fórum Legislativo de Turismo, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22, na Alego. A coordenadora de turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, comentou que a instituição tem o objetivo de impulsionar negócios, desenvolver produtos turísticos e colaborar na criação e promoção de roteiros turísticos regionais, incentivando a diversificação da oferta turística.
A coordenadora também fez o lançamento do Circuito do Turismo Religioso Caminho dos Santos. “O programa é um roteiro integrado de vários municípios, que leva os fiéis a locais que têm em comum a vocação pela manifestação da fé. Fazem parte desse roteiro as cidades de Anápolis, Anicuns, Bela Vista de Goiás, Goiânia, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza e Trindade.
Um dos idealizadores do projeto, o reitor do Santuário-Basílica Sagrada Família, Pe. Rodrigo de Castro Ferreira, também participou da solenidade. Ele realçou a fé bonita que existe no nosso Estado. “Levantar a bandeira do turismo religioso em Goiás tem sido muito gratificante. Vamos continuar encorajando as pessoas para que venham para Goiás, que venham rezar”, lembrou.
O presidente do Fórum Estadual de Turismo, Bruno Queiroz, falou em nome das 11 regiões de instâncias de governança regional dos 95 municípios que compõem o Mapa do Turismo do Estado de Goiás e destacou que Goiás já mostrou que seu turismo é pujante e crescente. “Mesmo com os recursos apertados que temos, nós conseguimos fazer muitas coisas no setor e temos pensado o turismo de forma estratégica para avançar mais. Aproveito para destacar, ainda, as recentes conquistas, como os investimentos em infraestrutura, em estradas, em sinalização e nos postos de atendimento ao turista”, salientou.
Por sua vez, o presidente do Conselho Empresarial do Turismo da Fecomércio (Cetur), Ricardo Rodrigues, afirmou que é preciso que o governo entenda a importância econômica que o turismo pode dar ao Brasil. ” Precisamos de uma oportunidade para usufruirmos um pouco mais da renda. Mesmo com poucos recursos, eu tenho a convicção que podemos gerar muito mais verba para Goiás com o incentivo necessário”, destacou.
A deputada Dra. Zeli (UB) destacou a importância da realização do encontro e a iniciativa do deputado Coronel Adailton (Solidariedade) em reunir diversas autoridades do segmento do turismo do Estado. Zeli citou que sua mãe ficou maravilhada com o potencial de Caldas Novas, mais especificamente Rio Quente. A deputada lembrou recente fala do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB-SP), que disse que, se a economia vai bem, o turismo e o comércio também vão bem.
A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo, Izabela Rodrigues, também fez uso da palavra e clamou para que as prefeituras valorizem os profissionais de empresas de turismo. Somos nós que recebemos o turista quando ele chega na sua cidade, nós que contamos a história das cidades, as tradições, as culturas locais, somos a ponta do turismo, o elo entre aquele local e o visitante”.
Passaporte do Turismo Goiano
Durante a solenidade, o deputado Coronel Adailton entregou o Passaporte do Turismo Goiano. O passaporte é ilustrado com fotos de atrativos turísticos das 11 regiões que englobam os 95 municípios do Mapa do Turismo Goiano. O documento, no modelo do passaporte padrão, tem espaço para anotações das visitas com data e assinatura de quem recebe o turista. Adailton frisou que a iniciativa tem o intuito de incentivar os viajantes a conhecer, valorizar e divulgar os atrativos turísticos de Goiás.
Receberam os passaportes das mãos do parlamentar representantes de motoclubes de Goiás, profissionais de turismo, representantes do turismo religioso, associações ligadas ao segmento no Estado e outras autoridades do setor.
O presidente do Nacionaes Moto Clube LE, Túlio Leite, falou em nome dos homenageados que receberam o Passaporte do Turismo Goiano. Ele afirmou que é um reconhecimento muito importante. “Queremos ser enxergados e respeitados pela comunidade, não somos um bando de pessoas usando roupas pretas, somos compostos por médicos, advogados, professores, policiais e temos um gosto em comum, de passear e conhecer lugares sentados em nossa moto. E esse passaporte é fundamental e um grande avanço”.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias