Programa “Intensifica Saúde Goiânia” já contabiliza resultados positivos com três edições que somam 15.816 atendimentos nas 79 unidades da Capital. Iniciativa foca em gestantes, pacientes com hipertensão, diabetes e outras necessidades essenciais
Prefeitura realiza mais de 15,8 mil atendimentos em ação para fortalecer serviços de Atenção Primária em Saúde de Goiânia | Fotos: SMS
https://audio4.audima.co/iframe-later-thin-audima.html?skin=thin&statistic=true
COMPARTILHAR
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está colhendo frutos expressivos com o programa “Intensifica Saúde Goiânia”, uma ação voltada para fortalecer os serviços de Atenção Primária em Saúde. Em três edições já realizadas, o programa contabilizou mais de 15.816 atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos Centros de Saúde (CSs), totalizando 79 unidades contempladas.
A ação, que acontece todas as quartas-feiras das 8h às 17h, tem se destacado por seu impacto positivo na vida dos moradores de Goiânia. Somente na última quarta-feira (23/8), foram realizados 892 atendimentos na Região Sudoeste, 873 na Região Oeste, 770 na Região Leste, 1.072 na Região Norte, 591 na Região Campinas/Centro e 1.074 na Região Noroeste.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destaca a importância do programa como um reflexo do compromisso com a saúde da população. “Desde o lançamento do programa temos alcançado bons resultados e nosso objetivo sempre foi fortalecer os serviços de Atenção Primária em Saúde, colocando o cidadão no centro de nossas ações. E os resultados falam por si”, enfatiza o prefeito, reconhecendo o empenho das equipes de saúde.
O “Intensifica Saúde Goiânia” foca em atender gestantes que não fazem pré-natal adequado, mulheres entre 25 e 64 anos que não realizaram exame citopatológico nos últimos três anos, pacientes com hipertensão e diabetes que não passaram por consulta nos últimos seis meses, além da atualização do cartão de vacinas, principalmente para crianças.
“Nosso objetivo é levar saúde de qualidade às pessoas que mais precisam, além de auxiliar na prevenção de doenças e proporcionar o acesso mais fácil e rápido aos serviços essenciais de saúde”, pontua o titular da SMS, Durval Pedroso, ao ressaltar que a divulgação para alcançar o maior número de pessoas está no trabalho realizado pelas unidades.
O programa oferece não somente consultas médicas e odontológicas, vacinação e solicitação de exames, mas também orientações cruciais sobre a importância da continuidade dos tratamentos e a necessidade de retorno aos cuidados de saúde. Vacinas como a Pentavalente e a VIP são disponibilizadas para crianças de 2 meses a 1 ano de idade, visando garantir a proteção necessária.
A ação é coordenada pela Diretoria de Atenção Primária e Promoção da Saúde (Dapps) da Superintendência de Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Profissionais como enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde e diversos outros colaboram para o sucesso e impacto positivo do programa, que reforça o compromisso da Prefeitura em oferecer cuidados de saúde de qualidade e acessíveis à população.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia