Google search engine
quinta-feira-2-janeiro-2025
Google search engine
InícioGoiásEscolas do Futuro terão metodologia criada por professora de Harvard

Escolas do Futuro terão metodologia criada por professora de Harvard

Governo de Goiás lança programa pioneiro de prevenção de violência nas Escolas do Futuro, com metodologia de professora da Universidade de Harvard (Foto: Marco Monteiro e Jota Eurípedes)

O Governo de Goiás dá mais um passo fundamental em direção ao bem-estar e segurança dos estudantes goianos. Foi lançado, na manhã desta segunda-feira (21/08), no HUB Goiás, o programa Levemente, que estará presente nas Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). A cerimônia contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela.

“Estamos somando as ferramentas e os estudos para garantir a segurança e a boa formação socioemocional dos nossos alunos”, apontou Vilela, que enfatizou ainda como o programa coloca o estado na vanguarda das ações de prevenção à violência nas escolas com esse programa pioneiro.

“Goiás se destaca ao agir com toda a inteligência para mitigar os riscos de extrema violência, como as que aconteceram no passado. Hoje, lançamos uma alternativa fruto de estudos e de pesquisas com professores renomados mundialmente. Goiás, mais uma vez, dá um passo à frente para que a gente possa ter aqui um ambiente escolar seguro”, destacou o vice-governador.

LEVEMENTE

O programa Levemente utiliza a metodologia Pre-Texts, criada pela professora Doris Sommer, da Universidade de Harvard. Um projeto com base nesta metodologia foi desenvolvido com sucesso em escolas públicas de Boston, Massachussetts (EUA).

Em Goiás, o programa visa construir um ambiente acolhedor para os alunos, além de instrumentalizar formas de detectar e prevenir possíveis casos de violência na comunidade escolar.

O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, ressalta que o programa, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com a Universidade de Harvard, é voltado para coibir casos de violência dentro dos portões da escola.

“Dentro das escolas, o nosso objetivo é trabalhar o desenvolvimento emocional dos alunos e prevenir comportamentos extremos”, ressaltou Lyra Netto.

Daniel Vilela e secretário da Secti, José Frederico Lyra Netto, recebem a pesquisadora, que está em Goiás para implantação do programa Levemente (Foto: Marco Monteiro e Jota Eurípedes)

HARVARD

Doris Sommer esteve presente no lançamento. A professora explicou que a metodologia criada por ela permite aos alunos desenvolverem competências como a análise crítica e criativa de textos e aprender a conhecer e reconhecer as diferenças dos outros.

“Há quem diga que os seres humanos são naturalmente agressivos. Prefiro dizer que somos seres dinâmicos. Intervimos no mundo e fazemos do mundo o nosso espaço de intervenção. Para quem quer resguardar uma situação existente, a intervenção é vista como agressividade. Para quem vê que o mundo tem muitas possibilidades, cada intervenção pode ser uma ponte”.

A idealizadora da metodologia veio a Goiás para oficinas com professores e alunos e auxiliar na formação de como lidar com os desafios ligados à violência nas escolas. Ela visitou a EFG Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia.

Fonte: Editado por Juliana Carnevalli via Vice-Governadoria – Governo de Goiás
21 de agosto, 2023 às 16:53:15
Educação

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments