Projeto faz parte do programa Goiânia Adiante, maior pacote de investimentos da história da capital. Ao todo, serão implementados 180 mil pontos de iluminação pública, em toda a capital. Trabalho é realizado por equipes da Seinfra. Pasta pretende contratar, no próximo semestre, mais 100 eletricistas para dar mais celeridade ao processo
Prefeitura de Goiânia alcança 13% em implantação de luminárias em LED, por meio do programa Goiânia Adiante: ao todo, serão implementados 180 mil pontos de iluminação pública, em toda a capital | Foto: Seinfra
https://audio4.audima.co/iframe-later-thin-audima.html?skin=thin&statistic=true
COMPARTILHAR
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), alcança 13% na implantação de luminárias em LED. De acordo com o último levantamento, Goiânia possui 180 mil pontos de iluminação pública. A troca das lâmpadas de sódio por LED em toda a cidade faz parte do projeto Goiânia Adiante, lançado pelo prefeito Rogério Cruz, que destina R$ 1,7 bilhão para as áreas da saúde, educação e infraestrutura.
São quase R$ 300 milhões destinados à modernização do parque luminotécnico de Goiânia, o que vai gerar economia de até 40% aos cofres públicos. “Esse é um projeto muito importante para nossa capital. O objetivo é alcançar todos os bairros, promovendo segurança e qualidade aos cidadãos. Onde houver uma rua habitada e com postes, nos iremos levar esse benefício”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, afirma que a intenção é contratar, no próximo semestre, mais 100 eletricistas de forma temporária para dar celeridade aos trabalhos de iluminação. “Esse projeto é realizado por servidores da própria Seinfra, que já implantaram mais de 24 mil luminárias de LED em todo município, o que representa o percentual de 13%. Estamos preparando uma licitação para contratação de uma empresa que será responsável pela conclusão desse objetivo”, detalha.
Segundo relatório feito pela pasta, 22 locais, incluindo praças, avenidas e rodovias já contam com a nova iluminação. Entre os diferentes pontos está a Rodovia GO-060. A administração municipal, com a finalidade de promover mais segurança e conforto aos romeiros, realizou a substituição de todos os pontos de iluminação convencional por luminárias em LED, ao longo da via, no perímetro urbano de Goiânia.
Confira demais locais já beneficiados:
-Praça Rua CP-35, Setor Carolina Parque
- Praça Rua RI-15, Residencial Itaipu
- Praça Paulo Pacheco, Residencial Paulo Pacheco
- Praça Rua 8, Setor Santos Dumont
- Quadra de Esportes, Avenida Boulevard Conde dos Arcos, Setor Goiânia 2
- Pista de Caminhada (Praça dos Eucaliptos), Setor Moinho dos Ventos
- Praça Rua Flamingo, Setor Vila Alpes
- Praça Tupinambá dos Reis, Loteamento Tupinambá dos Reis
- Praça Condomínio das Esmeraldas
- Praça Antônio Barbosa, Residencial Antônio Barbosa
- Praça Recreio Panorama
- Praça do Parque Atheneu, Setor Parque Atheneu
- Praça da Feira (Mercado Municipal), Setor Pedro Ludovico
- Praça T-25, Setor Oeste
- Avenida Alfredo Lopes de Morais, Setor Pedro Ludovico
- Avenida Boulevard, Setor Goiânia 2
- Avenida E, Setor Jardim Goiás
- Pista de Caminhada, Avenida Jardim Botânico, Vila Redenção
- Rua JC-44, Jardim Curitiba III
- Rua JC-44A, Jardim Curitiba III
- Rua JC-44B, Jardim Curitiba III
- Rua JC-44C, Jardim Curitiba III
- Rua JC-44D, Jardim Curitiba III
- Painéis que retratam a Paixão de Cristo, Via Sacra, GO-060
- Viaduto da confluência entre Avenida Castelo Branco e GO-060
De acordo com a diretora de Serviços de Infraestrutura Urbana da Seinfra, Aline Cantuária Gomes, o Residencial Aquarius, etapas 1 e 2, foi o primeiro bairro da capital a ter 100% da iluminação modernizada. A substituição dos 107 pontos de iluminação deu nova vida ao bairro e mais segurança aos moradores da região. “Outro bairro que ficou de cara nova foi o Setor Jaó. Lá, realizamos a eficientização de 1.501 pontos de iluminação, todas em LED. Ao todo, 11 praças/rotatórias, 13 avenidas e 75 ruas ficaram bem iluminadas. Um trabalho excelente que valoriza toda a região”, disse.
Fonte: Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia