Abertura das Salas de Leitura e Bibliotecas das escolas públicas municipais para promover a incentivo à leitura junto à sociedade goianiense. Assim a vereadora Aava Santiago (PSDB) justificou seu projeto de lei (112/2021) que foi aprovado na sessão ordinária de hoje (1º) da Câmara Municipal. “É uma iniciativa que se justifica pelo anseio de oferecer acesso fácil à leitura, estimulando, portanto, a busca pelo conhecimento, criatividade e desenvolvimento intelectual e interpessoal entre crianças e adultos”, completou a vereadora.
Aava Santiago alega que sua proposta é de elevado alcance social, educacional e cultural. “Logo”, frisou, “terá amplo apoio do Paço Municipal. Com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) sancionando o autografo de lei e com isso nosso projeto seja transformado em lei municipal”.
REGRAS
O artigo 2º da proposta da vereadora tucana estabelece que o Projeto Multiplica Livros será implementado com parcerias entre a Secretaria Municipal de Educação e os Núcleos de Práticas de Letras, Pedagogia e Biblioteconomia das instituições de ensino superior de Goiânia. “Fica estabelecido igualmente que as salas de leituras e bibliotecas deverão ser abertas quinzenalmente para a comunidade, o que permitirá a leituras dos livros nas instalações das escolas”, citou Aava Santiago.
Os universitários das instituições cadastradas prestarão estágio não remunerado ou trabalho voluntário, destaca o projeto. Ao final do período de cumprimento voluntariado/estágio o universitário receberá um certificado de participação expedido pela Secretaria de Educação, para fins acadêmicos.
Já os recursos necessários ao custeio do Projeto Multiplica Livros deverão ser viabilizados por meio de doações do Orçamento Geral do Município.