Além de colocar as indústrias goianas em contato direto com fornecedores que irão trazer as mais recentes novidades tecnológicas voltadas para o setor industrial, a 1ª ExpoInd – Feira de Fornecedores de Tecnologias e Soluções para a Indústria de Goiás, que será realizada entre os dias 9 e 11 de outubro, no Centro de Convenções da PUC Goiás, em Goiânia, promete criar um ambiente de conhecimento sobre inovação e várias outras potencialidades da indústria no estado.
Com visitação totalmente gratuita, a ExpoInd trará também uma extensa programação de palestras gratuitas ao longo dos três dias de evento.
Na noite de abertura, haverá a palestra magna que será ministrada pela escritora, influenciadora e consultora Martha Gabriel, para cerca de 300 pessoas. Ela é referência na América Latina nas áreas de negócios, tendências, inovação e é considerada atualmente uma das principais pensadoras digitais do Brasil.
Nos dois dias seguintes serão mais de 30 palestras voltadas, divididas em quatro arenas temáticas. Muitas exposições ocorrerão em horários simultâneos, por isso é importante fazer a inscrição e escolher o tema que achar mais interessante.
Confira a seguir um resumo de todas as palestras da ExpoInd com os nomes dos respectivos palestrantes. A inscrição é gratuita e pode ser feita no link: https://www.sympla.com.br/evento/expoind-2024-feira-de-fornecedores-de-tecnologia-e-solucoes-para-a-industria-de-goias/2625158
ARENA INOVAÇÃO
Quinta-feira (10 de outubro)
15h – Nova Política Industrial: oportunidades de recursos para a inovação da indústria goiana
A Nova Política Industrial oferece oportunidades de recursos financeiros, subsídios e incentivos fiscais para empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os caminhos para acessá-los serão apresentados pelo engenheiro Rodrigo Pasti Pontes, doutor em Engenharia de Manufatura e Tecnologias de Indústria 4.0 pela Universidade Técnica de Berlim e mestre em Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
16h – Inovação e Transformação Digital
O especialista em Governança nas Tecnologias da Informação e em Gerenciamento de Projetos, Joel Inácio Matos, gerente de Inovação e Soluções Digitais do IEL Goiás, professor e pesquisador da UFG vai mostrar o ciclo da necessidade tecnológica e a maturidade exigida pra se implantar RPA, inteligência artificial e as automações robóticas.
17h – Sua marca é sua história! Proteja seu produto aprendendo a escolher a embalagem correta
Engenheira de Alimentos pela PUC Goiás, Lorena Salutari é especialista em Qualidade, Engenharia de Produção, Segurança de Alimentos e Projetos e pós-graduada em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela, que trabalha na Cepalgo Embalagens, também é auditora-líder nas normas NBR ISO 9001 e FSSC 2200, vai apresentar os conceitos básicos de embalagens plásticas flexíveis e aspectos da legislação, segurança, propriedades mecânicas, de barreira e de integridade.
18h – O papel do líder na adoção de práticas ESG
O tema será apresentado pela especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covery, a administradora Lorrany Sousa. Ela possui 20 anos de experiência em recursos humanos e já recebeu 21 prêmios após levar dez empresas à certificação GPTW “Excelentes Empresas para se Trabalhar”. Ela também é coautora do livro Guias de Boas Práticas em RH, além de diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos e diretora da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg).
Sexta-feira (11 de outubro)
15h – Riscos Cibernéticos: Impactos além da Tecnologia
Com mais de 15 anos de experiência nos setores financeiro e de seguros, Marta Schuh é bacharel em Administração pela University of the Arts de Londres, sendo responsável por desenvolver e executar a estratégia de produtos e serviços cibernéticos e tecnológicos da Howden Brasil, além de gerenciar o relacionamento com seguradoras, resseguradoras e parceiros. Ela vai apresentar os riscos cibernéticos, que não são mais uma ameaça distante, mas uma realidade presente, como eles podem afetar as diferentes organizações e as melhores práticas para uma segurança cibernética eficaz.
16h – Captura da Realidade e Gêmeos Digitais: Tecnologia a Serviço da Indústria Goiana
A digitalização de ambientes industriais permite a criação de gêmeos digitais e modelos BIM, facilitando processos como reformas, ampliações, otimização de layout e treinamento de pessoal em ambientes virtuais. O tema será apresentado por Erick Martins, engenheiro civil, especialista em plataforma BIM [Building Information Modeling] e em captura da realidade. Ele tem mais de dez anos de experiência em combinação do escaneamento a laser (Lidar), fotogrametria e BIM, aplicados em projetos nos Estados Unidos, na Argentina, Europa e no Oriente Médio.
17h – Transformação Digital – Gestão Inteligente, Infraestrutura de Confiança
Com MBA em Digital Business pela USP e Empreendedorismo em TI pela PUC, Luiz Rodrigues Silva apresentará os impactos transformação digital na competitividade das empresas por meio de ferramentas de data center, cibersegurança, cloud computing e inteligência artificial. Ele tem 20 anos de experiência na área de TI e possui grande experiência em jornadas de transformação digital, assessorando clientes de forma consultiva durante o processo de pré e pós-venda. Atualmente é head das estruturas de desenvolvimento de negócios, marketing e pós-venda na Everest Digital, primeiro Data Center MSP com certificação Tier 3 no Centro-Oeste.
18h – Oportunidade de negócios nos distritos industriais da Codego
Mostrar como os distritos industriais atuam como vetores de desenvolvimento econômico será a tônica do palestrante Francisco Rodrigues Vale Júnior, formado em Direito, com especialização em Relações Internacionais, mestre em Desenvolvimento Urbano e Planejamento Territorial. Ex-vereador por Goiânia, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, ele atualmente é presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), empresa de economia mista sob controle acionário do governo de Goiás e que atua na execução de empreendimentos com atividades de fomento para incremento da economia, diminuição da desigualdade regional e geração de emprego e renda.
19h – Inovação em Saúde e Segurança do Trabalho: Soluções Tecnológicas para Redução de Acidentes
A tecnologia pode contribuir com a segurança do trabalho. Quem mostrará esta realidade será a engenharia da computação pela PUC Goiás, pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFG, com treinamentos em Higiene Ocupacional pela USP, Michelle de Campos Castro, que também ocupa o cargo de engenheira de Segurança do Trabalho no Sesi em Goiânia.
ARENA EDUCAÇÃO
Quinta-feira (10 de outubro)
15h – Indústria 4.0: casos reais e fatores-chave de sucesso
CEO da PPI-Multitask, empresa do grupo WEG, Marcelo Pinto é engenheiro eletrônico e profissional certificado MESA [Manufacuring Enterprise Solutions Association], com carreira dedicada à excelência operacional nas indústrias por meio de soluções de Automação Industrial, MES, IoT e Inteligência Artificial. Participou de imersão em polos de inovação e Indústria 4.0 na Alemanha e vem apoiando a transformação digital da indústria brasileira. “Vamos compartilhar um pouco da nossa visão de jornada 4.0 de acordo com a Catech, que é a Academia de Ciências e Engenharia da Alemanha, e como que a gente tá fazendo isso acontecer aqui no Brasil”, afirma Marcelo, sobre a palestra que irá ministrar na ExpoInd.
16h – Transformação Digital na Indústria: Como Análise de Dados e Ferramentas de Analytics estão Revolucionando a Tomada de Decisões
Com 14 anos de experiência em gestão de empresas e pós-graduada em Gestão Organizacional, a administradora Leila Dutra é especialista em inovação, estratégia e processos, com destaque no Sebrae em projetos de inovação e tecnologia, e será a palestrante do tema. É também instrutora da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia e membro da banca avaliadora do Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade.
17h – Inteligência Artificial e suas Aplicações na Indústria
Ronaldo Vieira Rincon é engenheiro eletricista formado pela UFG com pós-graduação em Engenharia Econômica e MBA em Gestão de TI e Gestão Estratégica do Agronegócio. Possui mais de 20 anos de experiência na área de automação, instrumentação e elétrica industrial. Atualmente, é gestor comercial na Support Automação, empresa na qual trabalha há 19 anos. Em sua palestra, ele vai mostrar como a Inteligência Artificial (IA) tem sido utilizada para otimizar processos e aumentar a eficiência nas fábricas. Serão abordadas aplicações específicas, como predição de falhas em equipamentos, onde algoritmos de IA analisam dados em tempo real para prever e prevenir falhas.
18h – Soluções para sua pequena indústria acelerar!
Athos Ribeiro é administrador de empresas e coordenador de Inovação do Sebrae Goiás e vai apontar as soluções do Sebrae disponíveis para as pequenas indústrias inovarem.
19h – Redes Ópticas para Conectividade Industrial no Contexto da Indústria 4.0 – Conhecendo a Solução Laserway
A apresentação de um novo conceito de infraestrutura de rede óptica voltado às indústrias para conectividade de equipamentos em ambientes críticos será a tônica da palestra do engenheiro de Controle e Automação, com especialização em Ciência de Dados e mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas, o palestrante Cleiton Santos possui experiência em empresas multinacionais com foco em tecnologia e soluções em conectividade industrial. Atualmente, faz parte do time de Engenharia de Aplicações da Furukawa.
Sexta-feira (11 de outubro)
15h – A Energia no Século 21
Gerente técnico em Engenharia de Aplicação, Adriano Passos é engenheiro de energia pela Universidade do Vale dos Sinos, com especialização em Energias Renováveis na UniRitter. Ele possui experiência na área de projeto, especificação e execução em sistemas de geração de energia nas mais diversas aplicações. “Vou fazer uma breve abordagem sobre a evolução da demanda e consumo de energia elétrica no mundo e no Brasil, bem como uma visão geral do crescimento das fontes renováveis na matriz energética. Também falarei sobre os fatores climáticos e seus impactos sobre o abastecimento de energia”, afirma o engenheiro, sobre a sua palestra na ExpoInd.
16h – Transformando Setores com RFID: Maximização da Eficiência e Performance através da Tecnologia
Engenheiro eletricista pela UNIP e técnico em Elétrica e Eletrônica pelo Senai Prof. Vicente Amato, Guilherme Cezário de Oliveira possui experiências como empreendedor, executivo de negócios na GS1 Brasil e engenheiro de implementação na Johnson Controls/Sensormatic Solutions. Atualmente é um dos responsáveis pelo time de engenharia da Prime Interway, que é um dos maiores distribuidores de tecnologia do Brasil. “Vou falar sobre RFID, que é Identificação por Rádio Frequência, que é uma das tecnologias que envolvem os equipamentos que a gente tem dentro do portfólio de nossa empresa. Basicamente vou explicar o que é o RFID, os componentes desta solução, os benefícios na operação e exemplos de aplicabilidade”, esclarece os especialistas sobre sua exposição.
17h – Inovação e Eficiência: Como a Saint-Gobain Implementa a Manutenção Preditiva com Sucesso
Atuando como Engenheiro de Serviços, responsável pela gestão comercial de clientes e desenvolvimento de novos negócios, Rodrigo Mello possui expertise em negociações internacionais e aplicação de benefícios fiscais. Formado em Engenharia de Produção e com MBA em Supply Chain Management pela FGV, ele tem experiência em ambientes globais. Atualmente, Rodrigo é engenheiro de Serviços na PAM Serviços Saint-Gobain. “Vamos focar no monitoramento de manutenção preditiva, uma solução revolucionária que utiliza tecnologias avançadas, como IoT (Internet das Coisas) e inteligência artificial, para prever e prevenir falhas antes que ocorram, garantindo maior eficiência operacional e reduzindo custos”, adianta o especialista sobre sua palestra.
18h – Criação do Centro de Excelência em Qualidade Industrial – Centro de Metodologia Avançada (Centro de ZEISS de Metrologia Avançada)
Rolando Vargas é doutor em Engenharia de Produção, mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC e engenheiro mecânico pela Universidade Técnica de Oruro-Bolívia. Atualmente, é gerente de Tecnologia e Inovação do Senai Goiás, é membro ativo do COVE (Cooperation Infrastructure for Virtual Enterprises and Electronic Business) e avaliador do INEP/MEC. “A empresa Carl Zeiss, da Alemanha, é, sem dúvida, referência mundial em equipamentos de metrologia e inspeção de alta precisão. O Senai é referência nacional no apoio em tecnologia e inovação às indústrias. Essas duas instituições decidiram colaborar para implantar no Senai Goiás, o primeiro Centro de Excelência em Qualidade Zeiss no Brasil, visando melhorar a formação de profissionais de alta performance, bem como atender às indústrias goianas na medição de precisão de componentes. Vamos apresentar essa estrutura e suas aplicações em diferentes setores industriais”, adianta o engenheiro sobre sua palestra.
19h – Gerenciamento de Projetos Industriais: Ferramenta para Implementar Estratégias e Inovações Industriais
Engenheiro eletricista pela UFG, Leonardo Gadia também é especialista em Gerência de Projetos pela FGV, Gerência de Marketing Estratégico pela UEG e líder de Projetos Voluntários do PMI Goiás. “Em um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação, o gerenciamento de projetos industriais emerge como o diferencial entre o sucesso e a estagnação. Esta ferramenta ajuda a impulsionar a inovação; desenvolver produtos e serviços disruptivos; otimizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade; implementar estratégias com mais assertividade e alcançar resultados tangíveis”, pontua o especialista sobre o que irá apresentar na ExpoInd.
ARENA COMEX
Quinta-feira (10 de outubro)
15h – Go Global – Explorando oportunidades de negócios nos EUA
André Leal atua como especialista em internacionalização junto ao Consulado Geral dos Estados Unidos, em São Paulo, sendo o ponto de contato brasileiro para o programa SelectUSA. Ele possui bacharelado em Relações Internacionais e extensão pela New York University. “Os Estados Unidos são a maior economia do mundo e estão abertos para novas empresas. A palestra vai ajudar a entender as oportunidades no país norte-americano para globalizar as empresas brasileiras”, revela o especialista sobre sua palestra.
16h – Perspectivas e Oportunidades do Brasil no Mercado Internacional
Economista-chefe da Análise Econômica, André Galhardo é coordenador e professor universitário, além de mestre em Economia Política pela PUC-SP. Ele possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro ‘O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico’. “Vamos mostrar em Goiânia como o Brasil pode se destacar no cenário global com novas perspectivas e oportunidades. Nesta análise, exploraremos como o país pode fortalecer sua presença internacional, superar desafios e aproveitar as tendências emergentes para expandir sua influência econômica”, afirma o economista.
17h – Soluções de Transporte a Granel: Eficiência e Segurança para Cargas Líquidas e Secas
Profissional com vasta experiência em Comércio Exterior, Fábio Brito será o palestrante do tema. Ela atua como gerente de Importação e Exportação e Líder de Bulk na DHL Global Forwarding Brasil. Com mais de uma década de atuação, Fábio já trabalhou em empresas renomadas como HOYER Group, Zeitex (Newport), e Marfrig Global Foods, ocupando posições de liderança em vendas e operações.
18h – A importância da diversificação dos investimentos no exterior – Raul Sena
Raul Sena é o fundador da AUVP Capital, que conta com mais de dez anos de experiência no mercado. A marca, 100% goiana, surgiu como uma escola de investimentos que cresceu, se tornando uma consultoria de investimentos focada em grandes patrimônios. Hoje, com parceria com o BTG Pactual, a AUVP é a segunda melhor consultoria BTG. “A palestra irá abordar a importância de diversificar seus investimentos não só em empresas no Brasil, mas também em outros mercados mais consolidados ou que tenham uma chance de crescimento alta, sempre com segurança”, pontua o especialista.
Sexta-feira (11 de outubro)
15h – Porto de Suape na Rota do Agro
Com larga experiência no setor público portuário e aeroportuário, Rinaldo Lira tem especialização nas áreas de logística, gestão de projetos e processos, planejamento estratégico e relacionamento institucional/negócios. É Bacharel em Administração, com MBAs em Logística e Gerenciamento de Projetos e Processos. Rinaldo também já atuou na Infraero e na Companhia Docas do Ceará. Em sua palestra, ele vai mostrar por que o Porto Suape é uma rota viável para a exportação de produtos do agronegócio.
16h – Seguros de Carga: Protegendo Ativos e Imagem em Tempos de Mudanças
Márcio Dias é formado em Ciências Atuariais pela FMU [Faculdades Metropolitanas Unidas] e possui MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV. Possui mais de 18 anos de experiência no setor de seguros, trabalhando para diversas seguradoras e corretoras nacionais e multinacionais. Atua na Howden liderando atividades de Placement relacionadas à Marine, Cargo e Logística. Ele vai explicar, em sua palestra, sobre importância e desafios do seguro de carga com base na Lei 14.599, além dos riscos rodoviários para operações logísticas e a reputação das empresas.
17h – Novidades no Comércio Exterior – Portal Único e Implantação do DUIMP
O avanço do Portal Único de Comércio Exterior e a implantação da Declaração Única de Importação (DUIMP) são avanços que impactarão no comércio exterior e serão apresentadas por Everaldo Fiatkoski Junior, gaduado em Direito pela UFG e em Relações Internacionais pela PUC Goiás, com MBA em Negociações Internacionais. O palestrante é também diretor de Operações do Porto Seco Centro-Oeste S/A e vice-presidente do Conselho de Comércio Exterior e membro do Conselho de Infraestrutura da FIEG.
18h – Transformação da Indústria através do SENAI – PBIA – Weysller Matuzinhos
Apresentar o Plano Brasileiro da Inteligência Artificial (PBIA), que traz de oportunidades e recursos para a indústria, e como o SENAI pode apoiar as empresas na proposição de projetos de transformação digital com IA será o foco da palestra do diretor da Faculdade SENAI Fatesg, em Goiânia, Weysller Matuzinhos. Ele também é doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG, com viés sobre o tema Regulamentação da IA sob a perspectiva da Ética e do impacto no futuro do trabalho.
19h – Inteligência Artificial e Dados: Além do Hype e do Funcionário Digital – Vinícius Assis
Vinícius Assis é executivo de negócios e MVP para Data and AI na SoftwareOne Brasil e possui quase 20 anos de experiência em projetos de computação corporativa. Sua palestra trará uma abordagem sobre Dados e Inteligência Artificial que vai além do hype atual, desmistificando alguns mitos e verdades sobre o funcionário digital.
ARENA AUDITÓRIO
Sexta-feira (11 de outubro)
15h – Educação e Emancipação Socioemocional: O Papel da Educação Superior no Desenvolvimento do Indivíduo e da Sociedade
O palestrante, José Eduardo de Miranda, é professor universitário e diretor na UNIALFA. Com vasta experiência em gestão educacional e regulação, é também advogado especializado em diversas áreas do Direito e pesquisador internacional.
17h -Selagem digital para embalagens
O palestrante, Raphael de Paula Oliveira, falará sobre a transição da selagem analógica para um sistema digital de aquecimento. Ele é especialista em Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria 4.0 e coordena a equipe de Software da TSE Energia e Automação. Com 20 anos de experiência em instrumentação e automação industrial, possui amplo conhecimento em processos industriais e em transformar dados em informações contextualizadas.
18h- Samsung e a Ascensão da Coreia do Sul: Tecnologia, Inovação e os Impactos na Educação
Rodrigo Andriazzi, o palestrante, é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia e com MBA em Direito das Telecomunicações. Possui mais de 20 anos de experiência em telecomunicações e, atualmente, é gerente sênior de vendas para entes governamentais na Samsung Brasil. Na palestra, ele abordará a ascensão da Samsung e da Coreia do Sul como uma potência econômica mundial em poucos anos.
19h – Eficiência Energética na Utilização do Ar Comprimido
O palestrante, Gleidistone Silva, é engenheiro de vendas na Festo Brasil, com experiência na indústria de bebidas e alimentos, atuando nesse setor de 2004 a 2014. Hoje se especializa no desenvolvimento de soluções e na aplicação de produtos para automação pneumática. Em sua palestra, o especialista compartilhará insights sobre alternativas práticas e soluções que visam otimizar processos e reduzir custos operacionais.
SERVIÇO: COLETIVA DE IMPRENSA PARA APRESENTAÇÃO DOS EVENTOS
· 1ª EXPOIND – Feira de Fornecedores de Tecnologias e Soluções para a Indústria de Goiás
· 11º Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE)
· 1º Prêmio Fieg de Inovação
Dia e horário: quarta, 9 de outubro, 18h30min
Local: Centro de Convenções da PUC-GO
Fonte: Contato da assessoria de imprensa
Comunicação Sem Fronteiras
Raquel Pinho (62) 9 9915-5713
Anderson Costa (62) 9 8243-3338