O Reporter Goiás acompanha a movimentação pela corrida eleitoral em vários municípios goianos. E nossa equipe de reportagem visitou o município de São Miguel do Passa Quatro e acompanhou as últimas movimentações das campanhas eleitorais para prefeito no município.
Uma das curiosidades que chama muita atenção na política do município é o fato de que, desde que foi instituída a reeleição nas disputas eleitorais em municípios brasileiros, São Miguel do Passa Quatro ainda não experimentou a sua primeira reeleição para o cargo de prefeito.
Durante essa época de eleições, é comum observar a intensidade da competição entre os postulantes, o que desperta muito interesse de toda a população nos municípios.
Através de diversas evidências apresentadas pelos eleitores durante a campanha, é possível identificar tendências, levando em consideração o grande impacto visual na cidade devido à ampla exposição de material de campanha em todas as localidades da cidade e regiões do município. Destaca-se a quantidade de carros e motos adesivados, bandeiras e bandeirolas, pesquisas populares, manifestações espontâneas por grande parte da população em favor do candidato preferido para prefeito. É sempre um acontecimento marcante, e um destes pontos de destaque foi a realização de uma gigantesca carreata realizada no dia 14 de setembro. Essa foi considerada a maior carreata já registrada na história eleitoral do município. Todos esses elementos são muito importantes e apontam para um novo cenário político na cidade, indicando a possibilidade da primeira reeleição na história de São Miguel do Passa Quatro.
O atual quadro eleitoral no município desenha uma significativa vantagem do candidato Gilmar Pereira em relação ao seu oponente. O que, por um lado, se torna muito visível, e pelo lado oposto ao candidato Gilmar, se leva em conta as poucas e tímidas ações de manifestações por parte da comunidade em favor do outro candidato.
Esta análise é considerada o atual momento das eleições, sem esquecer que ambos estão em plena campanha e muito ainda poderá acontecer até o dia 6 de outubro. O dia da festa democrática, o dia em que se define o destino do município por mais quatro anos.
Procurando entender melhor o atual quadro eleitoral. Percebemos algumas particularidades possíveis de se explicar a movimentação popular que sempre acontece em eleições para prefeito no município.
São Miguel do Passa Quatro é uma cidade historicamente de um povo muito participativo politicamente. Uma cidade politizada, uma gente que acompanha cotidianamente as atuações dos políticos durante seus mandatos. Um povo que faz questão de participar da história da cidade e que orgulhosamente pensa e planeja o futuro do lugar onde vivem. Um local onde a atitude do eleitor se faz muito importante ao exercício da cidadania, e também decisiva quanto ao futuro político do município.
Eleger, participar e também cobrar bons resultados de seus representantes. É com este comportamento que a população avalia o desempenho dos eleitos durante seus mandatos, ou seja, na possivel aprovação dos mesmos nas eleições subsequentes.
” A reeleição foi criada exatamente para que o político possa corresponder e retribuir à confiança do seu eleitor, ao se mostrarem aptos e na aplicação de seus conhecimentos no desenvolvimento estrutural dos municípios que os elegem.
Seja na aplicabilidade e no comprimento legal de seu plano de governo, incluindo a realização das propostas de campanhas. Somadas às atribuições pertinentes ao cargo, como criatividade, sensibilidade aos anseios da comunidade e agilidade nas soluções de demandas politicas administrativas. Além de várias outras ações que exigem muito o comprometimento de um gestor para a consolidação de seu sucesso na política
É sem dúvida um conjunto de ações que qualifica e projeta o político quando se exerce com eficiência o chamado dever de casa. O dever de sobressair como exímio administrador. O primeiro mandato é a sabatina para o próximo. Esta é a análise do eleitor quando o tema é reeleição”.
A se prevalecer a lógica do atual momento das campanhas. O município conhecerá a sua primeira reeleição para prefeito em toda a sua história.
Fonte: Redação do Reporter Goiás. reportergoias.com.br