Governo de Goiás leva mosaico de atrativos turísticos para maior evento de turismo do Brasil (Fotos: Goiás Turismo e Secom)
A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) leva, a partir desta quinta-feira (08/08), as belezas e atrativos do estado para o maior evento do setor no Brasil. O Salão do Turismo será realizado até domingo (11/08) no Riocentro (RJ).
Promovida pelo Ministério do Turismo, a feira vai reunir atrações culturais, gastronômicas e as riquezas de cada estado do país, com a expectativa de atrair 100 mil visitantes.
Turismo em Goiás
No estande e nos espaços de experiências destinados ao estado, a Goiás Turismo apresenta atrativos únicos que o visitante só pode desfrutar em terras goianas, como:
- a maior estância hidrotermal do mundo, em Caldas Novas e Rio Quente;
- a Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Natural da Humanidade;
- o Parque Estadual de Terra Ronca, maior complexo de cavernas da América Latina;
- o Caminho de Cora Coralina, a única trilha de poesia do mundo;
- o novo roteiro de experiência de Cristalina, com seus cristais;
- bem como a Rota dos Pireneus, e seus queijos e vinhos.
O turismo de aventura está representado pelo parapente, modalidade em que o estado se tornou referência.
Experiências
Em parceria com a Emater-GO, a pasta levou representantes do Programa Aconchego de Turismo Rural para proporcionar a degustação das melhores cachaças produzidas no estado. Além disso, a cooperativa da agricultura familiar Floryá, formada apenas por mulheres, está apresentando seus produtos na feira. Em parceira com o Sebrae-GO, também está programada uma exposição dos principais elementos do artesanato goiano.
Goiás não poderia deixar de divulgar o Afroturismo, com as comunidades Moinho e Kalunga, de Cavalcante. Os representantes quilombolas demostram, respectivamente, o artesanato feito com folha de bananeira e a fabricação da paçoca de pilão. Representantes da Procissão do Fogaréu, da cidade de Goiás, e das Cavalhadas, de Pirenópolis, também estão no estande para mostrar aos visitantes as manifestações culturais goianas.
Outras experiências oferecidas ao visitante da feira, em parceria com o Sesc/Senac, são a apresentação cultural do Grupo de Viola 10 Cordas e a cozinha show de empadão, iguaria da culinária goiana. Ainda na culinária, o chocolate artesanal de Goiânia deve surpreender os visitantes da feira, com novos sabores, como o “chocolate de pastelim de Goiás”.
Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o estado se sente honrado em participar de mais um salão nacional com vários segmentos representados na feira.
“Vamos levar um mosaico de experiências para que o brasileiro possa descobrir um pouquinho mais de Goiás e despertar no visitante o interesse de conhecer os destinos goianos”, afirma.
Salão do Turismo
Além de exposições, o “8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil” conta com programação de debates e oficinas. No “Núcleo do Conhecimento”, cerca de 90 palestras e mais de 40 painéis promovem intercâmbio de informações e troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor.
Goiás estará representado pela coordenadora do Observatório da Goiás Turismo, Giovanna Tavares, que também preside a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBot).
Saiba mais
Sítios arqueológicos são opções de turismo no Entorno do DF
Novo Mapa do Turismo de Goiás tem 86 municípios
Caiado visita obras em restauração na cidade de Goiás
Fonte: Editado por Hosana Alves via Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás
08 de agosto, 2024 às 11:12:51
Cidades, Notícias, Turismo