Presidente do Parlamento, Bruno Peixoto, e Dra. Zeli receberam do governador Ronaldo Caiado a honraria máxima concedida pelo Executivo, a Ordem do Mérito Anhanguera, nessa 3ª-feira, 23, na cidade de Goiás.
A presença de três governadores de Estado, embaixadores, chefes de órgãos do Judiciário goiano e deputados da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na Praça do Chafariz, marcou, nessa terça-feira, 23, o encerramento do segundo dia de eventos da transferência simbólica da capital goiana para a cidade de Goiás.
Das 18h30 até pouco depois das 21 horas, houve a solenidade de Entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, maior honraria do Executivo, com a qual o governador Ronaldo Caiado (UB) condecorou com a insígnia de grau máximo, a Grã-Cruz, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), os governadores do Tocantins e do Paraná, Wanderlei Barbosa (Republicanos) e Ratinho Júnior (PSD), e outras 14 personalidades.
Nesse rol, constaram os embaixadores, no Brasil, de Equador, Filipinas, Gana, Quênia, Sérvia, Trindade e Tobago e Timor Leste.
A deputada Dra. Zeli (UB) recebeu a honraria Grande-Oficial, a de segundo maior grau previsto no Decreto no 2.102, de 18 de outubro de 1982, que regulamenta a Ordem do Mérito Anhanguera. A esposa do presidente da Alego, Luciene Peixoto, foi homenageada com a insígnia Comendador. O deputado Amauri Ribeiro (UB), agraciado em 2019, também compareceu ao evento.
A música do evento ficou a cargo da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. À solenidade seguiu coquetel com mesas ao ar livre e som de banda ao vivo, aberto a todos os presentes, na própria praça.
Responsabilidade
“Fico extremamente feliz”, disse Bruno Peixoto a respeito da honraria. “A Assembleia de Goiás caminha de mãos dadas com o Poder Executivo para juntos melhorarmos a qualidade de vida da população do nosso Estado. Aprovamos várias matérias, inclusive em tempo recorde, para atender os anseios da sociedade”, afirmou, acrescentando que a homenagem aumenta ainda mais sua responsabilidade enquanto deputado.
“Estamos hoje aqui em uma cidade maravilhosa, a cidade de Goiás, primeira capital do Estado”, frisou Dra. Zeli, dizendo-se radiante com a honraria recebida.
Amauri Ribeiro, que recebeu de Ronaldo Caiado menção deferente em discurso antes da entrega das insígnias, explicou ter uma boa relação com o governador por compartilharem o perfil de serem diretos no que falam. “E temos a mesma preferência, gostamos da roça. Ele sempre fala que sou um legítimo representante do agro, o que só me traz gratidão e respeito.”
Convergências
Além de Caiado, discursaram no evento Wanderlei Barbosa, Ratinho Júnior e o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB).
Enfatizando os laços entre Tocantins e Goiás, Barbosa lembrou que todos os nascidos em um dos dois territórios antes de 1988, como ele, que é de 1964, são goianos. “O ano passado nós fomos o estado que mais cresceu no Brasil, ao lado do Mato Grosso”, disse. “E devemos muito a Goiás, o Estado de onde nos desmembramos, mas do qual estamos sempre por perto.”
Ratinho Júnior ressaltou semelhanças entre Goiás e o Paraná: “Goiás tem o pequi, nós temos o pinhão; o Paraná apresentou para o Brasil a dupla Chitãozinho e Xororó, vocês apresentaram a dupla Leandro e Leonardo; vocês têm belezas naturais que atraem as pessoas do planeta todo, nós também temos as nossas, como as cataratas do Iguaçu”.
O governador destacou “a honra de ter sido deputado federal com Ronaldo Caiado”, e hoje, “a alegria de ser governador por dois mandatos consecutivos juntos, ajudando o Brasil por meio dos nossos estados”.
Daniel Vilela, além de sublinhar convergências de Goiás com Tocantins e Paraná, fez um agradecimento “em nome do povo goiano ao povo paranaense, que veio a Goiás ao longo das últimas décadas e foi fundamental para que nós goianos pudéssemos ter um salto de crescimento e desenvolvimento no agronegócio a partir do compartilhamento da expertise do povo do Paraná”.
Último a discursar, Ronaldo Caiado deu maior ênfase ao cenário político nacional do que nos outros discursos ao longo dos dois dias de celebração. O governador afirmou que o Estado de Goiás “é referência para ser ouvido nos temas nacionais” e criticou tanto a “concentração de poder e de arrecadação em Brasília” quanto a proposta de um “sistema único de segurança pública pelo ministro da Justiça”, o qual disse contestar “veementemente”.
O chefe do Executivo goiano também elencou realizações do seu Governo e fez um especial agradecimento aos seus pares por terem vindo à solenidade em um momento de compromissos com eleições, o que “é uma deferência”.
A programação da transferência simbólica da capital termina nesta quarta-feira, 24, com a visita de Caiado à Igreja São João Batista, no povoado Arraial do Ferreiro, na área rural da cidade de Goiás.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias