Google search engine
sábado-6-julho-2024
Google search engine
InícioGoiásGoiâniaAudiência pública discute Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia

Audiência pública discute Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia

Debate, realizado no Paço Municipal, nesta quarta-feira (26/6), conta com participação do prefeito Rogério e representantes da Câmara Municipal, governo federal, UFG e sociedade civil organizada, além de estudantes e professores universitários. Plano, que está sendo elaborado em parceria com a UFG, visa melhorar situação da drenagem urbana da capital pelos próximos 30 anos

A Prefeitura de Goiânia realizou, nesta quarta-feira (26/6), com a presença do prefeito Rogério, audiência pública para discutir o Plano Diretor de Drenagem Urbana do Município de Goiânia (PDDU-GYN), que está sendo elaborado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Participaram do debate representantes da administração municipal, da Câmara Municipal, governo federal, Universidade Federal de Goiás (UFG) e sociedade civil organizada, além de estudantes e professores universitários. O documento visa o apontamento e desenvolvimento de ações para amenizar os efeitos das chuvas na capital pelos próximos 30 anos.

Na abertura do evento, o prefeito Rogério agradeceu a UFG pela parceria com a prefeitura. “Nós convidamos a UFG, e a instituição prontamente abraçou esse trabalho e abriu as portas para o Plano de Drenagem Urbana de Goiânia. É muito importante a participação de todos nesse projeto, importante para a cidade de Goiânia”, falou. “É um projeto que valerá pelos próximos 30 anos, e fico feliz por ter iniciado esse processo”, completou.

O coordenador geral do PDDU-GYN, Kleber Teodoro, disse que mais de 60 pessoas, dentro da universidade, trabalham diretamente na elaboração do documento. “São profissionais de Goiânia, estudantes, professores, doutores, e isso é muito importante para os nossos profissionais e também para a cidade”.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Kátia Maria destacou que a execução do PDDU-GYN impactará diretamente na qualidade de vida da população. “Nós, da Câmara Municipal, queremos somar com o Executivo, com a sociedade civil organizada, o setor produtivo, ofertando leis de qualidade para contribuir também. Parabéns ao grupo que coordena esse trabalho”, falou.

A coordenadora de Regulação e de Drenagem Urbana da Agência Nacional das Águas, Maria Elisa Leite, elogiou o envolvimento da sociedade na elaboração do PDDU-GYN. “Gostaria de parabenizar o público aqui presente. É lindo ver esse auditório cheio, e a presença virtual das pessoas via YouTube. Isso demonstra como a população está envolvida nesse plano, e eu acredito que a gente não consegue fazer um bom trabalho sem que a população esteja envolvida, se sinta pertencente”, disse.

Durante a audiência pública, foram apresentados os diagnósticos de algumas das bacias hidrográficas de córregos que cortam o município, tais como Córrego Cascavel, Botafogo, Macambira e Taquaral, para ouvir as demandas da sociedade civil. Os documentos referentes ao diagnóstico já estão disponíveis para consulta pública nos sites do PDDU-GYN https://pddugyn.goiania.go.gov.br/, da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) https://www.goiania.go.gov.br/seinfra/ e no da Agência de Regulação de Goiânia (AR) https://www.goiania.go.gov.br/arg/. As informações estão abertas ao público no período até o dia 1° de julho de 2024.

Sobre o PDDU-GYN
Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Agência de Regulação de Goiânia (AR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) para o desenvolvimento de um conjunto de estudos técnico-científicos que irão embasar a elaboração de propostas para o Plano Diretor de Drenagem Urbana do Município de Goiânia (PDDU-GYN). Na universidade, o convênio é gerido administrativamente e financeiramente pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). O PDDU-GYN vai conter propostas para o planejamento e o bom funcionamento do sistema de drenagem de águas pluviais, integrado aos demais serviços de saneamento básico, em atendimento e consonância com as legislações e normas técnicas vigentes, observando o planejamento urbano, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente, prevendo um horizonte de 30 anos.

Fotos: Jackson Rodrigues

Legenda: Audiência Pública no Paço Municipal , com a presença do prefeito Rogério, discute Plano de Drenagem Urbana de Goiânia

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments