Escola de Governo capacita mais de 11 mil servidores no primeiro semestre de 2023; Cursos mais buscados são de compras governamentais e compliance público (Fotos: Sead)
A Diretoria Executiva da Escola de Governo capacitou 11.652 colaboradores que atuam nas mais diversas áreas do Executivo Estadual. Em especial para compras governamentais e compliance público, tema dos cursos mais buscados na instituição.Durante os primeiros seis meses de 2023 foram de desenvolvimento profissional para milhares de servidores do Governo de Goiás.Os números refletem o constante aperfeiçoamento do quadro de pessoal do funcionalismo público do Estado e, consequentemente, a melhoria na entrega dos serviços públicos ao cidadão.O curso de Compras Governamentais, recordista de inscrições e que já contava com certificação específica, ganhou novas turmas em razão da transição para a nova Lei de Licitações e da implantação do Sislog – Sistema de Compras do Governo de Goiás. Ao todo, 5.373 servidores participaram de alguma formação nessa área.Em seguida, a área de Compliance Público foi a mais buscada na Escola, com 1.476 diplomados em 17 turmas. O Governo de Goiás adotou o Programa de Compliance Público (PCP) a partir de 2019 e desde então, oferece uma grade de cursos de certificação na área, que abordam todos os eixos de atuação definidos pelo PCP.ESCOLA DE GOVERNOOutros cursos concorridos são de Redação Oficial e Cipa Básico, além das formações de introdução a programas e ferramentas técnicas, como SEI, Excel e Power BI, todos em nível básico.Entre os 10 mais requisitados, um dos mais buscados, presencialmente, foi o de Técnicas de Resolução de Conflitos, que oferece conteúdos para o desenvolvimento de competências para resolução consensual de situações no ambiente de trabalho.O índice de satisfação dos participantes com os cursos realizados pela Escola de Governo, de janeiro a junho, foi de 98,78%.A avaliação é feita por meio de aplicação de questionários ao final de cada formação. Com base nos resultados, os cursos são aperfeiçoados.Além das formações voltadas para atuação profissional, a Escola de Governo desenvolve outras ações, com o objetivo de promover discussões mais amplas de assuntos relevantes para o funcionalismo estadual.O Projeto Semear é uma das iniciativas e, durante o primeiro semestre, abordou temas como transformação digital, nova Lei de Improbidade Administrativa, governança no setor público e diversidade no ambiente de trabalho.