Foto: Rodrigo Estrela
O 1º Fórum Ambiental de Aparecida realizado nesta segunda-feira, 12, no Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida, teve como objetivo refletir políticas para a sustentabilidade, educação ambiental e cidadania no município. A abertura do evento foi realizada pela secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Valéria Pettersen, e coordenadora de Educação Ambiental, Kamilla Giacomet.
Foto: Rodrigo Estrela
Realizado neste mês de junho em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento integra programação da Jornada Ambiental. “Esse é o primeiro fórum realizado no município e são importantes os temas tratados aqui hoje. Porque uma cidade para ser inteligente, tecnológica, uma cidade do futuro, precisa ser ambientalmente correta e sustentável. E esse é momento de refletir boas práticas e tornar a nossa cidade com melhores condições para se viver”, afirmou Valéria Pettersen.
Com o tema “silvicultura urbana: avanços e desafios”, o engenheiro florestal Rodrigo Carlos Batista, mestre em genética de plantas e doutorando em ciências ambientais, ministrou palestra para cem alunos dos cursos de Química e Técnico em Edificações. “Está sendo um momento oportuno para refletir os desafios e dificuldades dentro dessa técnica da silvicultura urbana aplicada nas cidades e quais os métodos adequados para realizar uma boa arborização para uma cidade sustentável”, sublinhou.
À tarde o fórum contou com palestras sobre “Políticas Públicas e o Fomento para a Sustentabilidade”, com o gestor ambiental Danillo Cunha, e “Gestão Ambiental no Contexto Urbano”, com o mestre e doutor em ciências ambientais, Gabriel Tenaglia. “Ao discutir assuntos ambientais de relevância para a cidade o fórum está promovendo políticas públicas ambientais. E essa reflexão é de suma importância para tomada de decisões”, afirmou Danillo Cunha.
O 1º Fórum Ambiental de Aparecida foi realizado pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), em parceria com o IFG Campus Aparecida, Faeg Jovem Aparecida e Instituto Plantadores de Água.
Fonte: Site Prefeitura de Aparecida de Goiânia