Estudantes goianos deram show no Festival Nacional de Robótica, em Brasília, e consolidam referência nacional e internacional na área
Houston, no Texas, nos Estados Unidos, Cingapura, Marrocos. Esses são os próximos destinos de estudantes do Sesi Goiás, que brilharam no Festival Nacional de Robótica, disputado de 15 a 18 de março, no Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, e mais uma vez carimbaram passaporte para competições internacionais na área.
Consolidando a referência e performance em competições educacionais de robótica, a delegação goiana, formada por 117 estudantes das cidades de Goiânia, Anápolis e Catalão obtiveram “resultados robustos” na competição, na definição do superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Paulo Vargas.
Na modalidade First Tech Challenge, uma das quatro em disputa no evento e que reuniu mais de 55 equipes e 490 alunos, o time Justice FTC Team, do Sesi Planalto, de Goiânia, faturou o 1º lugar do Prêmio Inspiração, o que garante vaga no Torneio Mundial de Robótica em Houston, no Texas, nos Estados Unidos, de 19 a 22 de abril. Também do Sesi Planalto, a Mach One dominou o a F1 in Schools, em conquista inédita para Goiás, ao acelerar e chegar na frente de 44 equipes, e buscará outro pódio no mundial em Cingapura, de 8 a 14 de setembro. Do Sesi Campinas, a Robotic Engineers ficou em 4º lugar geral na modalidade First Lego League Challenge e vai participar do Open Internetional Marocco, de 18 a 21 de maio.
Entenda Festival Nacional de Robótica em cada uma de suas modalidades:
F1 IN SCHOOLS
Formado por seis alunos, o time superou 44 equipes de todo o País. A equipe também recebeu os prêmios de Patrocínio e Marketing e Estande.
A F1 in Schools instiga estudantes de 9 a 19 anos a montar verdadeiras escuderias, com três a seis integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento. O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.
FIRST TECH CHALLENGE
A modalidade First Tech Challenge (FTC) reuniu mais de 55 equipes e 490 alunos. O prêmio conquistado pela Justice FTC Team consagra o time goianiense como referência em estratégia, engenharia e planejamento. Na FTC, estudantes do ensino médio constroem robôs maiores, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks. Os competidores desenvolvem um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades, como carregar blocos, em uma arena.
FIRST LEGO LEAGUE CHALLENGE
A First Lego League Challenge é a maior categoria do Festival Sesi de Robótica. Este ano, reuniu 100 equipes e 700 estudantes. A modalidade é disputada por alunos de 9 a 16 anos que formam equipes de dois a dez integrantes para construir robôs feitos de peças de Lego, os quais devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em 2 minutos e meio em três rounds. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, neste ano contemplando energia.
Confira todos os prêmios conquistados pelos alunos do Sesi Goiás:
F1 IN SCHOOL
1º lugar: Mach One Planalto, do Sesi Planalto – Goiânia
Patrocínio e Marketing e Estande
Classificada para o internacional em Singapura, de 8 a 14 de setembro
FIRST LEGO LEAGUE CHALLENGE
Champions Awards
4º lugar: Robotic Engineers, do Sesi Campinas, em Goiânia (GO)
Classificada para Open Internetional Marocco, de 18 a 21 de maio
FIRST TECH CHALLENGE
Prêmio inspiração
1º lugar: Justice FTC Team, do Sesi Planalto – Goiânia
Classificada para o Torneio Mundial de Robótica que acontecerá, de 19 a 22 de abril, em Houston, no Texas, nos Estados Unidos.
FIRST ROBOTICS COMPETITION
Regional Finalist
2º lugar: BrainMachine, da Escola Sesi Senai Catalão
Premiações técnicas
FIRST TECH CHALLENGE
Prêmio de Controle
2º lugar: BrainMachine, da Unidade Integrada Sesi Senai Catalão
Prêmio Motivação
2º lugar: OUTPUT Jundiaí, da Escola Sesi Jundiaí – Anápolis
Prêmio Divulgação
2º lugar: Justice FTC Team, do Sesi Planalto – Goiânia
FIRST LEGO LEAGUE CHALLENGE
Design Robô
1º lugar: Life Sesi Canaã, do Sesi Canaã – Goiânia
Projeto de Inovação
1º lugar: Titans L.J. Planalto, do Sesi Planalto – Goiânia
Core Values
1º lugar: Equipe Amazonas, do Instituto João Margon Vaz – Catalão – escola apadrinhada pelo Sesi
Fonte: Site Oficial do Sesi Goiás