Google search engine
segunda-feira-14-outubro-2024
Google search engine
InícioGoiásQuantidade de acessos ao Portal da Alego cresceu 30% em um ano

Quantidade de acessos ao Portal da Alego cresceu 30% em um ano

De março do ano passado a março deste ano, os acessos ao Portal da Assembleia Legislativa aumentaram em 30%. Neste mês, 148.845 pessoas visitaram o site do Parlamento, enquanto no mesmo mês do ano anterior o número de visitantes foi de 113.953. O levantamento é da Diretoria de Tecnologia da Informação da Alego, que divulga todos os meses um relatório sobre os cliques no site do Parlamento. O objetivo da atual gestão é intensificar a transparência e aproximar cada vez mais o Legislativo da sociedade.

O segundo mês da 20ª Legislatura proporcionou um aumento de 30,6% na quantidade de acessos no Portal da Alego em relação ao mesmo período de 2022 e de 24,6% quando comparado com fevereiro de 2023. Neste março, foram 148.845 visitas, sendo que, no ano anterior, registraram-se 113.953 passagens pelo site da Casa e, no segundo mês deste ano, 119.446.

Os números alcançados ao final do primeiro trimestre deste ano mantêm a tendência dos últimos meses, evidenciando os frutos do investimento do Legislativo na comunicação e transparência com o povo goiano. Assim, a página virtual da Casa configura-se como uma das formas de instrumentalizar o diálogo entre o Legislativo e a sociedade. Ao investir na qualidade do seu Portal institucional, a Alego se preocupa em estimular a democracia em Goiás. E é um investimento que tem se traduzido em números. 

Em março, o número de visitantes únicos, dado que indica quantos entraram no site sem contar a mesma pessoa mais de uma vez, foi de 100.910. Cada um deles navegou, em média, por 2,25 páginas durante dois minutos e 24 segundos. No mês anterior, a quantidade de visitantes únicos foi de 77.145, ou seja, a métrica apresentou crescimento de 30,8%.

As informações são da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que fornece, todos os meses, um relatório sobre os cliques ao Portal institucional. Em parceria com a Diretoria de Comunicação, o departamento tem se dedicado para que o site do Parlamento goiano seja aprimorado de maneira constante.

O analista legislativo Alessandro Guarita explica que o relatório é divulgado pela DTI há pelo menos seis anos e tem como objetivo guiar tomadas de decisão em diferentes seções da Casa. “Na época, percebemos que havia a necessidade de criar esse tipo de registro para que pudéssemos acompanhar o desempenho do site e adequá-lo em termos técnicos. Por exemplo, se ele está sendo acessado por muitos celulares, precisamos trabalhar na responsividade dele para dispositivos móveis. Se uma parte importante do Portal tem poucos acessos, podemos priorizá-la no layout para que fique mais visível”.

Segundo os resultados mais recentes, o sistema operacional Android foi o mais usado pelos visitantes, com 45,07% da preferência, seguido por Windows, com 33,10%, e iOS, com 19,10%. Entre os vários navegadores utilizados pelos usuários, a preferência ficou com Google Chrome (74,77%), seguido por Safari (16,74%) e Samsung Internet (2,49%).

Do total de usuários, 61,69% são novos, o que reflete a renovação promovida pela posse de 22 deputados que não faziam parte da Casa na 19ª Legislatura. A notícia com o maior número de acessos, 3754, é sobre a aprovação de um projeto de lei que garante aos idosos o direito de ter um acompanhante em hospitais. Além de acompanhar as atividades parlamentares, o Portal da Alego também publica matérias especiais, geralmente sobre datas comemorativas, que visam jogar luz sobre temas diversos, gerando conscientização e debate. Em março, duas dessas reportagens especiais figuraram entre as mais acessadas: Dia Mundial da Água (22 de março) recebeu 1825 cliques e o Dia Nacional dos Animais (14 de março), 1323.

Quanto aos perfis institucionais de deputados, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), foi o campeão de visitas: 994. Ele é seguido, nesta ordem, por três parlamentares novatos: Dra. Zeli (Solidariedade), Alessandro Moreira (PP) e Bia de Lima (PT). As páginas de cada deputado contêm as informações de contatos, perfil bibliográfico, links para as notícias produzidas pela assessoria de imprensa, entre outras informações relevantes. No total, foram 32.417 visitas nessas seções e nenhum membro do Legislativo registrou menos de 300.

Por fim, o Portal da Transparência da Alego responde por 35.751 acessos. As subdivisões mais visitadas foram, respectivamente, “Processos”, “Diários” e “Despesas com pessoal”.  Agência Assembleia de Notícias

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments