Na Casa da Indústria, Sandro Mabel recebe o prefeito de Mineiros, Aleomar de Oliveira Rezende: parceria consolidada
Parte do projeto de expansão da rede de ensino do Sesi e Senai em Goiás, que prevê investimentos de R$ 1 bilhão até 2026, a construção da Unidade Integrada das instituições em Mineiros, no Sudoeste do Estado, dá mais um passo importante para sua viabilização. Lei aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito da cidade, Aleomar de Oliveira Rezende, autoriza a concessão de área de cerca de 10 mil m² para o empreendimento, que deverá ser licitado ainda este ano, com previsão de funcionar em 2025, segundo o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas.
Além de Mineiros, Sesi e Senai já acertaram parceria público-privada para implantação de unidades integradas em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal; e em Goiânia, que ganhará uma escola de referência no Sistema. O projeto de expansão prevê construção de escolas em mais duas cidades do Estado, a serem ainda definidas.
“Nosso projeto de expansão e modernização da Rede Sesi e Senai vai transformar nossas unidades em centros avançados de treinamento profissional, desde a primeira infância, com nossas escolas oferecendo ensino voltado ao mundo do trabalho, priorizando tecnologia, inovação, robótica, uma educação trilíngue (português, inglês e programação computacional), seguindo com o Novo Ensino Médio e finalizando com variada gama de cursos de qualificação profissional. O objetivo é formar recursos humanos cada vez mais capacitados para atender às exigências da Indústria 4.0. Investir em educação é investir no futuro”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel.
Com localização estratégica, a nova escola de Mineiros terá 7 mil m² de área construída e capacidade para receber 5 mil alunos por ano, ampliando as atividades das instituições na cidade e na região, onde estão presentes há mais de uma década. A atuação abrangerá o amplo e diversificado portfólio de serviços do Sesi, compreendendo educação básica, desde o ensino fundamental até o novo ensino médio, incluindo ainda Educação de Jovens e Adultos (EJA), com destaque para a EJA Profissionalizante.
No campo da educação profissional, expertise do Senai, serão ofertados cursos nas modalidades de aprendizagem, qualificação técnica e aperfeiçoamento. O foco é atender às indústrias locais principalmente nas áreas de tecnologia da informação, química, automação, metalmecânica e gestão.
Já em saúde e segurança na indústria, cultura e lazer, o Sesi colocará à disposição das empresas todo seu portfólio específico de programas, consultorias legais, laudos técnicos e avaliações em normas regulamentadoras (NRs), consultas e exames médicos, vacinação e eventos esportivos.
ATUAÇÃO EM MINEIROS
Sesi e Senai já atuam em Mineiros desde 2010, por meio de um pequeno núcleo, posteriormente transformado em unidade integrada, fruto de parceria com a prefeitura do município, que cedeu os ambientes para sua instalação, e com a ETH Bioenergia, responsável pelas adequações físicas no prédio para realização das atividades de formação profissional.
Atualmente, a unidade conta com cursos do Senai de manutenção industrial, manutenção de máquinas, construção civil, tornearia e soldagem. No Sesi, são oferecidos serviços de educação continuada, Educação de Jovens e Adultos, ginástica na empresa e campanhas de vacinação.
Fonte: Site Oficial do Sesi Go.