Google search engine
domingo-8-dezembro-2024
Google search engine
InícioEducaçãoEscolas estaduais são destaque na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

Escolas estaduais são destaque na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

Competição teve seis escolas estaduais premiadas com medalhas de prata e 13 premiadas com medalha de bronze na Edição 2022. Equipes agora se preparam para provas deste ano

Escolas da rede pública estadual de ensino estão recebendo os certificados e medalhas da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) 2022.  A competição, que contou com a participação de equipes de estudantes do Ensino Fundamental e Médio, foi encerrada em novembro do ano passado.

Ao todo, seis escolas estaduais de Goiás foram medalhistas de prata e 13 foram medalhistas de bronze na Etapa Nacional da olímpiada (confira lista abaixo). Essas unidades escolares concorreram com mais de 1.000 escolas públicas e privadas de todo o país.

Dentre os premiados está o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Nova Cidade, de Aparecida de Goiânia, que ficou com a medalha de bronze na Etapa Nacional da competição. O sucesso da equipe em sua estreia na OIMSF, segundo o diretor Rui Carlos, está relacionado ao trabalho realizado dentro da disciplina eletiva ‘Engenhando o Mundo’.

Assim como as demais eletivas, a disciplina ‘Engenhando o Mundo’ possibilita que os estudantes tenham acesso a conteúdos interdisciplinares que envolvam diferentes áreas do conhecimento. A intenção, de acordo com o diretor, é fazer com que os estudantes conheçam as diferentes linguagens matemáticas, exercitando a curiosidade, a investigação e a criatividade.

Para além disso, a eletiva tem auxiliado na preparação dos estudantes para olímpiadas e competições, incluindo as Olimpíadas Brasileira e Internacional de Matemática. Para esse ano, o grupo já começou a se preparar.

“Já estamos inscritos para esse ano”, afirmou o diretor sobre a OIMSF 2023.

A OIMSF

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (Mathématiques sans Fronteiras) foi criada em 1990 pela Academia de Estrasburgo, na França, com o objetivo de despertar os jovens de diferentes países para o estudo da Matemática de forma contextualizada, sendo atualmente uma das maiores competições interclasses do mundo. As provas conciliam raciocínio lógico e trabalho colaborativo, além do domínio de idiomas estrangeiros.

No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede POC e Instituto de Olimpíadas do Conhecimento e tem apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e da Universidade Metodista de São Paulo.

As inscrições para a Edição 2023 da Olimpíada podem ser feitas até o dia 17 de maio. As provas serão realizadas em todo o Brasil entre os dias 22 a 29 de maio.
 
Confira os medalhistas da edição de 2022:
Medalha Prata – Etapa Nacional
– CEPMG Arlindo Costa, Anápolis;
– Cepi Profª Izabel Christina de Sousa Ortiz, Formosa;
– CEPMG Ayrton Senna, Goiânia;
– Cepi Osório Raimundo de Lima, Iporá;
– CEPMG Ariston Gomes da Silva, Iporá;
– Colégio Estadual José Ribeiro Magalhães, Uruana.
 
Medalha Bronze – Etapa Nacional
– CEPMG 13 de maio, Alexânia;
– Cepi Nova Cidade, Aparecida de Goiânia;
– Colégio Estadual Jalles Machado, Goianésia;
– Cepi Professor Pedro Gomes, Goiânia;
– CEPMG Ayrton Senna, Goiânia;
– Cepi Osório Raimundo de Lima, Iporá;
– CEPMG Dionária Rocha, Itumbiara;
– CEPMG Sílvio de Castro Ribeiro, Jaraguá;
– Colégio Estadual Desembargador Hamilton de Barros Velasco, Palminópolis;
– Colégio Estadual José Dutra de Oliveira, Perolândia;
– CEPMG Dr. Pedro Ludovico, Quirinópolis;
– Cepi José Salviano Azevedo, Santa Helena de Goiás;
– Colégio Estadual José Ribeiro Magalhães, Uruana.

Fonte: Site Oficial da Seduc Go.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments