Alego homenageia Yocihar Maeda nomeando a sala da Agência de Notícias com o nome do fotógrafo. O descerramento da placa com a fotografia do profissional, nesta terça-feira, 11, teve a presença dos familiares.
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na tarde dessa terça-feira, 11, o descerramento da placa com a fotografia do falecido fotógrafo Yocihar Maeda. A cerimônia ocorreu na Agência Assembleia de Notícias do Palácio Maguito Vilela, sala que leva, desde o dia 6 de dezembro de 2022, o nome do profissional, que faleceu aos 67 anos, vítima de câncer na bexiga. O tributo simboliza o reconhecimento pelo trabalho e dedicação ao longo de sua trajetória de mais de 30 anos no Parlamento goiano.
A celebração contou com a presença da viúva de Yocihar Maeda, Núbia, das filhas Fernanda e Vanessa, dos netos Davi e Bento, além do ex-presidente da Casa de Leis e autor da proposta que destina a homenagem ao fotógrafo, ex-deputado Helio de Sousa (PSDB), e o atual primeiro vice-corregedor do Legislativo goiano, deputado Cairo Salim (PSD), representando o presidente Bruno Peixoto. E ainda: o diretor de Comunicação Social da Alego, Marcos Teixeira; o secretário de Comunicação da Presidência, Alípio Nogueira; o assessor técnico de Comunicação, André Furquim, e a chefe da Agência de Notícias, Cida Mendonça.
O fotógrafo foi lembrado, na ocasião, por sua vasta atuação no Parlamento goiano. “Eu cheguei à Casa de Leis em 1995 e o Maeda já estava. Símbolo do servidor da Assembleia Legislativa de Goiás, um exemplo de funcionário, dedicado, muito responsável, e, acima de tudo, cordial. Hoje, estamos consolidando esse importante espaço da comunicação da Alego como a sala ‘Maedinha’. Uma pequena homenagem que se torna grande, por ser eternizada pelo Poder Legislativo de Goiás”, pontuou Helio de Sousa.
“Em nome da Mesa Diretora e do presidente da Casa de Leis, Bruno Peixoto, destaco a alegria de receber os familiares do senhor Maeda, que foi um fotógrafo muito importante para todos nós. Frequentei a antiga sede da Assembleia Legislativa desde os meus 15 anos e o Maeda era uma figura ali sempre presente, produzindo belíssimas fotos e sendo muito querido pelos deputados de diversas Legislaturas em que trabalhou. Então, nada mais justo que realizar essa singela homenagem para eternizar o seu nome também no novo prédio da Alego”, salientou Cairo Salim.
Gratidão
Emocionada, Nubia Maeda demonstrou o sentimento de gratidão por todo o carinho oferecido pelo Parlamento goiano ao seu esposo, Yocihar Maeda. “Participar dessa celebração é uma imensa gratidão. Eu vejo a presença de Deus na vida do Maeda. Acho que ele nunca imaginou tamanha homenagem. Agradeço o reconhecimento e a consideração que a Assembleia Legislativa de Goiás teve por ele e mantém, agora, por minha família”, celebrou.
Diretor de Comunicação Social, Marcos Teixeira descreveu o departamento como um local harmonioso, denominado “família” pelos profissionais. Chefe da seção, Cida Mendonça destacou que Maeda deixou, no local, um legado exemplar. “Sempre disciplinado e organizado ao extremo, Maeda nunca teve atrito com ninguém. Conviveu com boa harmonia com todos e em todos os departamentos. Essa homenagem, nada mais é, do que uma coroação do tempo dedicado à Casa”, evidenciou.
Iniciativa
A proposta que denomina a Agência Assembleia de Notícias com o nome do falecido fotógrafo “Yocihar Maeda” foi apresentada pelo ex-deputado Helio de Sousa e aprovada por meio da Resolução nº 1762/22. Em sua justificativa, o ex-parlamentar considerou a iniciativa como uma justa homenagem. Conforme mencionado pelo propositor, Maeda se destacou “por sua competência, dedicação e atenção dispensada a todos, tornando-se referência para os seus colegas de profissão e respeitado entre os parlamentares”.
Yocihar Maeda teve uma carreira de sucesso na fotografia antes de ingressar na Alego. Ele trabalhou no Fujioka e na Companhia Industrial Farmacêutica antes de ser contratado como fotógrafo parlamentar em 1º de junho de 1988. Inicialmente lotado na seção de Imprensa, em 2003, passou a ocupar o cargo de assistente legislativo na seção de Jornalismo, hoje conhecida como Agência Assembleia de Notícias, onde permaneceu até 27 de janeiro de 2020.Agência Assembleia de Notícias