Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultural (Secult), lança, nesta quinta-feira (02/02), o Calendário Cultural 2023: solenidade acontece no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, às 11h, com a presença do prefeito Rogério Cruz, do secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, e de artistas e produtores culturais parceiros nos eventos da pasta / Foto: Secult
https://audio4.audima.co/iframe-later-thin-audima.html?skin=thin&statistic=true
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultural (Secult), lança oficialmente, nesta quinta-feira (02/02), o Calendário Cultural 2023. A solenidade acontece no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, às 11h, com a presença do prefeito Rogério Cruz, do secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, demais autoridades convidadas, além de artistas e produtores culturais parceiros nos eventos da pasta.
Para este ano, cerca de 20 eventos integram o Calendário Cultural, com diversas ações já tradicionais na capital, como o Carnaval, Chorinho, Grande Arraial, Festival Goiânia em Cena, Canto de Ouro, FestCine e concertos da Orquestra, além de eventos criados na atual gestão, como a Tenda Cultural, Festival Goiânia Humor em Cena, Festival de Teatro Popular, Festival de Música e Riso, e Goiânia Arte em Door, que ganham ainda mais força. A novidade prevista para este ano é o Palco Aberto, que promete revelar talentos de artistas iniciantes.
O evento tem início com diversas apresentações culturais, como: recepção com Wagner Sean (violino), palhaços, mágicos e malabaristas do Grupo de Circo Asas de Picadeiro, as meninas pinape do Grupo Liga Pin UP GO, passistas e percussão da Escola de Samba LuaAlá, e Trio de Cordas da Orquestra Sinfônica de Goiânia.
De acordo com o prefeito Rogério Cruz, o lançamento do calendário já antecipa dias de muita riqueza cultural e alegria para Goiânia. “Temos talentos que são incomparáveis. Grandes artistas que levam para ruas e palcos suas vozes, seus corpos e suas habilidades. Entendo que arte e cultura são fundamentais e enriquecem a população intelectualmente, e além do mais incentiva, valoriza a produção local. Precisamos de tudo isso para contrapor os desafios, a correria da rotina, os estresses da vida, que todos passamos. Então, vamos aproveitar, curtir, sorrir, dançar, nos entreter e aplaudir cada evento que vem por aí”, declara o prefeito.
O secretário Zander Fábio lembra que a participação dos artistas em todos eventos é mediante o cadastramento realizado por meio do site da prefeitura. “Em mais um ano, estamos focando na democratização e na popularização dos eventos municipais. Foi a melhor maneira que encontramos para dar possibilidade de acesso a todos. Portanto, temos um ano pela frente com muitos eventos, participação de grandes artistas de Goiânia, que abrangem música, artes cênicas, artes visuais, humor, audiovisual, dança, cultura popular, entre outras manifestações artísticas e culturais, com especial atenção à valorização da cultura LGBTQIAPN+. Esperem sempre o nosso melhor, o melhor da Secult”, afirma.
Aos artistas que ainda não se cadastraram, o acesso ao formulário é permanente no site da Prefeitura (link). Para o público, os eventos são todos gratuitos, alguns com entrada limitada e outros com classificação por idade. “Sempre divulgamos nossos eventos nas mídias sociais da Secult e da Prefeitura de Goiânia, para que a população tenha fácil acesso à nossa programação. Mas já quero deixar aqui o convite para o artista que ainda não se credenciou, faça e venha participar dos nossos eventos. E para a comunidade goianiense, convido para que prestigiem, valorizem a cultura e os artistas locais. Temos talentos excelentes por aqui, que, inclusive, poderão ser revelados com o evento inédito Palco Aberto”, aposta o secretário.
Serviço
Assunto: Lançamento do Calendário Cultural 2023
Data: Quinta-feira (02/02)
Hora: 11h
Local: Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro – Avenida Jamel Cecílio – Jardim Goiás
Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia