O grupo Na Bike com Deficiente Visual (NBDV) realiza neste domingo, 11 de dezembro, o último passeio ciclístico deste ano. O evento, que reúne ciclistas e pessoas que não enxergam ou têm baixa visão, tem o propósito de celebrar o Natal, de proporcionar o encontro dos participantes neste momento tão especial e de agradecer pelas conquistas alcançadas ao longo de 2022.
Este será 42º passeio ciclístico realizado pelo NBDV desde a estruturação do grupo, em 2017. A equipe vai se concentrar às 8 horas no Parque Areião, Setor Pedro Ludovico, no primeiro recuo atrás do Hospital Estadual de Urgências do Estado de Goiás (Hugo). A largada está prevista para acontecer as 8h30.
Todos os participantes são orientados pela coordenação do NBDV a usar capacetes, luvas, óculos e demais equipamentos de proteção individual. Do Parque Areião, o grupo segue pedalando em direção ao Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, e, de lá, até a Praça Tamandaré, no Setor Oeste, onde fará uma pausa para conhecer com profundidade a Feira de Antiguidades que acontece no local.
A Feira de Antiguidades será um atrativo excepcional para o entretenimento dos deficientes visuais. No local são expostos para apreciação e para a venda diversos itens como moveis cristais, produtos artesanais, peças de arte, objetos de decoração e brinquedos, entre outras peças retrô. Ao longo da exposição, as pessoas com deficiência visual serão contempladas com uma descrição guiada de todos os atrativos existentes no local.
Com cinco nos de atuação, o NBDV tem proporcionado o entretenimento e a ressocialização dos deficientes visuais e alcançado cada vez mais visibilidade com a realização dos pedais inclusivos. O presidente do NBDV, Emerson Martins Cardoso, destaca o reconhecimento e avanço alcançados pela entidade. A cada mês, conforme diz, a direção do NBDV é procurada por amigos e familiares de pessoas com deficiência visual com o propósito de incluí-las no grupo. Além disso, ele assinala que o passeio ciclístico com os deficientes visuais está integrando o calendário esportivo, cultural e social de Goiânia.
Os passeios ciclísticos do NBDV são realizados sempre com o apoio de parceiros valorosos, como a Unimed Goiânia, que assegura o pronto atendimento em casos de incidentes, e a Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM), que monitora o trânsito em todo o percurso, garantindo a segurança e fluidez do tráfego para os ciclistas. Nesta edição, o grupo está tendo o imprescindível apoio da coordenação da Feira de Antiguidades.
Fonte: Bira, Idealizador e coordenador da feira de antiguidades da praça Tamandaré.
Instagram @antiguidadesfeira tamandare